Desenvolvimento Sustentado: Conceito e Exemplos de Atuação
Resumo
Crescimento ou desenvolvimento sustentado significa considerar o acesso dos indivíduos a serviços e oportunidades, tanto no presente quanto no futuro. A importância de diversos aspectos do desenvolvimento microeconômico, social e humano para a geração de crescimento econômico sustentado tem sido crescentemente reconhecida e, atualmente, há uma vasta disponibilidade de conhecimento sobre a relevância e extensão dos mecanismos causais que sublinham estas relações. Deve-se ter em mente um conceito amplo de desenvolvimento integrado que reflita não somente o nível de renda dos indivíduos, mas também o acesso a serviços que influenciam a qualidade de vida das pessoas (como energia elétrica e transporte), assim como o acesso a oportunidades tanto no presente (emprego) como potencialmente no futuro (educação e saúde).2 Esta abordagem é, ademais, ferramenta fundamental para avaliar as políticas públicas que têm vigorado em nível nacional e regional, bem como para formular futuras políticas voltadas para a intensificação, equalização e sustentação do desenvolvimento. Ações que objetivem o desenvolvimento integrado, contemplando os diversos aspectos do bem-estar econômico e social dos indivíduos, têm efeitos multiplicadores que se interagem e se sustentam sobre a economia de forma mais acentuada do que aqueles restritos apenas a parte destes aspectos. Neste artigo será feita uma análise dos impactos de três importantes fatores sobre o desenvolvimento econômico, identificando os canais pelos quais estes efeitos ocorrem e a forma pela qual contribuem para a sustentação do crescimento. Os fatores a serem contemplados são a “educação”, a “pobreza e desigualdade” e os “investimentos em infra-estrutura”. (Continua...)Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.