Biotecnologia farmacêutica e seus desafios
Resumo
O termo biotecnologia pode ser definido como a aplicação de técnicas biológicas em organismos vivos, ou suas partes, para obter um produto, processo ou serviço. Estes podem englobar tecnologias de diversos níveis, desde uma fermentação para a produção de alimentos e bebidas até tecnologias modernas de manipulação genética que resultem na produção de proteínas com aplicações terapêuticas. A biotecnologia moderna surgiu no início dos anos 1970 como resultados de descobertas científicas no campo da engenharia genética e se tornou uma ferramenta de pesquisa cientifica que entusiasma os técnicos da área, mas, também assusta e amedronta os leigos no assunto. O desenvolvimento de inovação industrial no campo da biotecnologia moderna se apóia na compreensão de princípios científicos fundamentais e sua base científica foi resultado do desenvolvimento da genética durante o século XX. O desenvolvimento da genética iniciou-se com os trabalhos de Mendel em 1865 e teve um grande salto com a elucidação da estrutura do DNA por Watson e Crick em 1953. Essas descobertas criaram as condições para a revolução biotecnológica da década de 70, a partir das quais foram desenvolvidas as técnicas do DNA recombinante e a da fusão celular. Muitas destas tecnologias envolvem mudanças controladas do DNA em organismos, envolvendo a partição de genes e técnicas de DNA recombinante. Outras invenções incluem técnicas de hibridoma, através das quais células tumorais e células produtoras de anticorpos são fundidas produzindo anticorpos monoclonais, usados na identificação de antígenos em diagnósticos, na produção de medicamentos, ou ainda na detecção de microorganismos em alimentos. Estas tecnologias foram rapidamente aplicadas à engenharia de proteínas e à produção de medicamentos. (Continua...)Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.