Perguntas sem respostas
Resumo
A ruptura provocada num aparelho radioterápico, ocorrida em Goiânia no ano de 1987, e o inadvertido manuseio posterior de sua cápsula contendo césio radioativo por diversas pessoas gerou um acidente envolvendo diretamente milhares de pessoas, que começam a ser reconhecidas, e cerca de outro milhar de indivíduos indiretamente, além de algumas outras centenas de pessoas, incluindo familiares e servidores públicos envolvidos no controle do evento. Em decorrência do acidente, as autoridades de saúde criaram uma instituição pública, a Superintendência Leide das Neves (SULEIDE), para a prestação da atenção à saúde dos envolvidos direta e indiretamente no acidente, a qual vem desde então realizando um acompanhamento clínico e psicológico destes indivíduos afetados. É um sistema hoje questionado pelas vitimas, no seu atendimento. Para que este acompanhamento fosse realizado, a equipe médica da SULEIDE definiu um protocolo de seguimento clínico-laboratorial de avaliação periódica das condições de saúde dos grupos populacionais direta e indiretamente afetados durante o acidente, convocados para serem avaliados em intervalos regulares de seis a doze meses. O acompanhamento clínico foi realizado por uma equipe medica, seguindo procedimentos pré-estabelecidos quanto à seleção e à periodicidade das avaliações, sendo os exames de laboratório realizados na rede assistencial pública de Goiânia. (Continua...)Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.