BIODIESEL: A OPORTUNIDADE PARA GOIÁS PRATICAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO
Resumo
A busca de recursos energéticos renováveis é hoje um desafio em todo o planeta. As reservas de petróleo encontram-se localizadas principalmente em zonas de conflito armado, e o seu esgotamento é próximo e inevitável. Como forma de evitar a ocorrência de outra crise energética interna, como a que ocorreu em 2001 durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, o Governo Lula instituiu o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (http://www.biodiesel.gov.br/ rede.html). Do ponto de vista científico, o programa possui seis áreas temáticas relacionadas à pesquisa, desenvolvimento e implementação da política de incentivo à produção e uso do biodiesel. São elas: a produção agropecuária da matéria-prima de óleos vegetais e a de gordura animal; a extração do óleo e a produção de biodiesel; a caracterização e o controle da qualidade da matéria-prima e do biodiesel produzido; o estudo das condições de armazenamento do biodiesel; a geração de produtos economicamente viáveis a partir da glicerina formada durante a síntese de biodiesel e os testes de uso do biodiesel em motores automotivos e estacionários. É com esse programa energético que se pretende produzir combustível renovável para motores veiculares e estacionários. Esse combustível pode ser obtido pela reação química entre óleos e gorduras vegetais e animais, com álcoois metanol ou etanol, catalisada pela presença de substâncias básicas, tais como os hidróxidos de sódio e potássio. Já que o Brasil é um grande produtor de etanol, a preferência é pelo uso desse álcool. (Continua...)Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.