Histórias do FICA
Resumo
Toca o telefone no Rio de Janeiro, e do outro lado da linha a voz
pausada e grave do amigo Washington Novaes embala o convite de
Goiânia: “Nós gostaríamos que você viesse participar do FICA este
ano. Que tal?” Senti uma ponta de constrangimento, por não saber
rigorosamente nada sobre o FICA. Estávamos no início de 2003, e
o tal do FICA já ia para a sua quinta edição. Fora do eixo Rio–São
Paulo, longe dos holofotes da mídia no Sul Maravilha, o maior festival de
cinema e vídeo ambiental do Brasil, o quarto maior do mundo, era algo
solenemente ignorado por estas bandas. Bom, vindo do Washington,
o convite só poderia ser coisa boa, pensei. Eu estava sendo chamado
para participar de uma mesa-redonda que discutiria mídia ambiental.
De quebra, poderia acompanhar a exibição dos filmes, animações e
documentários do Festival, as oficinas, e, por último, mas não menos
importante, conhecer a cidade de Goiás, que sabia ser a terra de Cora
Coralina e da Procissão do Fogaréu. Mas jamais havia ouvido falar do
FICA.
Desembarquei no aeroporto de Goiânia com outros convidados,
seguimos de ônibus para Goiás, e quando me dei conta estava
irremediavelmente atraído pelo conjunto da obra: uma linda cidade
histórica – que mais parece cenário de filme – recebendo gente de várias
partes do Brasil e do mundo numa pajelança cósmica, um formigueiro
humano cobrindo de esperança as ruas de pedras cravadas nas margens
do Rio Vermelho. Nessa Babel cultural, Goiás se transforma na capital
mundial da rebeldia em favor da vida; da conspiração contra o atual
modelo de desenvolvimento “ecologicamente predatório, socialmente
perverso e politicamente injusto”; do uso subversivo dos recursos (Continua...)
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.