Aventura Maravilhosa
Resumo
A história do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), da cidade de Goiás, daria um filme de aventura, cheio de alegrias e fortes emoções. Um sucesso de bilheteria, sem final previsto. Uma aventura maravilhosa, desde o comecinho, em 1998, quando tudo parecia um sonho, até os dias atuais e, espero, por muitos e muitos anos e décadas adiante. A sinopse dessa história é a junção de uma boa idéia com pessoas bem-articuladas para viabilizá-la e governantes sensíveis para encampá-la. Ou seja, um ambiente propício para que as coisas fluíssem de acordo com um roteiro surgido do nada e seguissem a trama, anos a fio. Aqui, porém, vamos nos ater ao nascedouro deste enredo,o surgimento da idéia, com o projeto original, até o II festival, que consolidou o evento. Tudo começou em novembro de 98, com um telefonema do publicitário Luiz Gonzaga Soares, o Gonza, dizendo que precisava conversar comigo. Não era novidade, pois em mais de vinte anos de amizade, onde quer que estivéssemos, de vez em quando um procurava o outro com algo para falar, pensar ou fazer. Desta feita, ele dizia que o governador eleito do Estado, que iria tomar posse em janeiro do ano seguinte, queria algo que projetasse Goiás nacionalmente, em termos culturais. A encomenda vinha de Luiz Felipe Gabriel, um dos coordenadores da campanha e, depois, secretário de Comunicação de Marconi. O mote era deste jeito mesmo, bem simples e direto: “algo que projete Goiás nacionalmente”. Depois de passar muitos anos em São Paulo, em grandes agências de publicidade, Gonza havia voltado para Goiânia e se associado a Renato (Continua...)
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.