A Universidade e o Cinema
Resumo
A relação da Universidade Federal de Goiás (UFG) com o FICA é emblemática: expõe novamente a situação do intelectual em Goiás quanto a sua capacidade de intervenção no movimento cultural e ambigüidade do vínculo com uma instituição de ensino. Servidores da UFG – professores e técnicos – participam ativamente do FICA. Contribuem decisivamente para a construção do conceito de “festival de cinema ambiental”, inédito no mundo inteiro; auxiliam na confecção da programação cinematográfica; participam ativamente dos júris de pré-seleção e do júri principal (mostra competitiva); ajudam a coordenar o complexo processo operacional. Até mesmo nos quadros executivos da Agência Cultural (Agepel), responsável pela organização do FICA, encontram-se diversos professores da UFG. Não é pouco. É uma intervenção vigorosa que, de forma paradoxal, não conseguiu até agora estimular a “Instituição UFG” a assumir uma participação no Festival. É como se a instituição preferisse manter-se alheia ao mais importante festival de cinema de Goiás. Intelectuais da Universidade contribuem direta e decisivamente, porém a UFG parece distante do processo cultural efervescente do FICA. Se professores e funcionários envolvem-se ativamente no festival, por que a UFG mantém-se ausente? Há muito tempo se reclama da ausência dos intelectuais universitários na vida das cidades. Sobre a magnitude dessa ausência sobejam controvérsias, mas há um senso comum de que os intelectuais se refugiaram nos campi, desobrigando-se da participação na vida cultural, da vivência de seus intensos e instáveis processos. As conformações do mundo moderno puseram em crise o papel do intelectual com o estabelecimento de um local reservado, razoavelmente confortável e devidamente subsidiado, no qual se pode produzir ciência sem as afetações do burburinho vivaz dos centros das cidades. (Continua...)
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.