Dossiê - Patrimônio Cultural Imaterial – Festividades da Cultura Popular

05-06-2023

A Revista UFG, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás, torna pública, até 31 de março de 2024, a chamada de trabalhos inéditos para compor o dossiê temático “Patrimônio Cultural Imaterial – Festividades da Cultura Popular" organizado pelos doutores: Pablo Fabião Lisboa (Universidade Federal de Goiás/ Digital Lab UFG) e Luciana Coelho Barbosa (Secretaria de Estado da Cultura de Goiás). A Revista aceita trabalhos do tipo: artigos originais que tratam da extensão e cultura, artigos teóricos, do tipo revisão (review), resenha e ensaio visual. A publicação é feita com base no sistema de publicação contínua, ou seja, à medida que o trabalho for aprovado já é publicado.

Este dossiê, diante do papel da extensão universitária como produtora de conhecimento científico, busca compor de forma interdisciplinar um conjunto de abordagens no âmbito das “Festividades da Cultura Popular” enquanto um Patrimônio Cultural Imaterial, articulando um diálogo entre os diversos campos de estudo que tangenciam esta categoria de patrimônio. O tema emergente do patrimônio cultural imaterial vem sendo estudado e identificado a partir de um conjunto de ações acadêmicas, administrativas e jurídicas, que objetivam o seu registro e consequente salvaguarda. Nesse contexto, almeja-se que as Festividades da Cultura Popular sejam trabalhadas a partir de abordagens que contribuam para a análise e reflexão de suas potencialidades e desafios no contexto de sua preservação e manutenção.

O Dossiê divide-se em  seis eixos centrais: a) Métodos e técnicas para a produção de Dossiês, Planos de Salvaguarda, Inventários e outros instrumentos; b) Performances Culturais e o Patrimônio Cultural Imaterial; c) Narrativas históricas escritas e iconográficas; d) A relação entre os museus e o patrimônio cultural intangível e a aplicação da cadeia operatória museológica;  e) Festividades da Cultura Popular em Goiás; f) Festividades da Cultura Popular no Brasil e no Mundo.
Os artigos devem ser submetidos diretamente no sistema da revista (https://www.revistas.ufg.br/revistaufg) para que possam seguir o processo de avaliação. Ao efetuar a submissão, o autor deve informar que o texto se destina ao Dossiê Temático:  "Patrimônio Cultural Imaterial - Festividades da Cultura Popular"