DIREITO AGRÁRIO E DIREITOS HUMANOS, SUAS INTERFACES E INTERCESSÕES: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE MOÇAMBIQUE

AGRARIAN LAW AND HUMAN RIGHTS, THEIR INTERFACES AND INTERCESSIONS: A REFLECTION FROM MOZAMBIQUE

Auteurs-es

Résumé

O presente artigo avalia a relação entre direito agrário e direitos humanos a partir de uma perspetiva que tem África e, Moçambique em particular, como epicentro de abordagem. O texto explora as interfaces e interceções que envolvem os dois conceitos, tomando como referência o ser humano enquanto sujeito de direitos. Recorrendo ao método de abordagem hipotético-dedutivo e ao método de procedimento histórico, apoiado na revisão da literatura, tomando como base a teoria crítica do direito, abordam-se questões inerentes à dinâmica jurídica, política e económica diante das facetas do neoliberalismo. Constata-se que o direito agrário é uma ferramenta fundamental para a prossecução e efetivação dos direitos humanos, particularmente, no que diz respeito ao direito à alimentação adequada, à segurança alimentar e nutricional. Por isso, a legislação agrária é parte da realização dos direitos humanos. Moçambique é um país que se debate com problemas sérios de fome e desnutrição crónica, apesar do seu imenso potencial produtivo, tal deve--se, em parte, às políticas públicas voltadas ao meio rural desajustadas da realidade local e uma falta de vontade política em fazer com que o   meio rural se torne autossuficiente em alimentos produzidos localmente, para além do esbulho das terras das comunidades locais que ganha espaço de forma cada vez mais intensa com a emergência do grande capital representado por grupos multinacionais. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Clerio da Cruz, Universidade Pedagógica de Maputo

Possui mestrado em Administração Pública e Desenvolvimento pelo Instituto Superior de Relações Internacionais (2018). Bacharel em Ensino de Filosofia pela Universidade Pedagógica de Maputo - Moçambique; Licenciado em Ensino de Filosofia pela Universidade Pedagógica de Maputo - Moçambique; Atualmente é docente afeto a Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia; departamento de filosofia, da Universidade Pedagógica de Maputo. atua também como Docente na disciplina de Estética no Instituto Superior de Artes e Cultura. Doutorando em Direito Agrário pelo Programa de Pós graduação em Direito Agrário da Universidade Federal de Goiás.

Maria Goretti Dal Bosco, Universidade Federal de Goiás

Pesquisadora. Mestrado em Direito Público pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Bolsista da Capes na modalidade sanduíche, no ano de 2004, na Universitat de Barcelona, em Barcelona, Espanha, na produção da pesquisa "Improbidade administrativa em políticas públicas", orientada pelo professor Jose Antonio Estevez Araujo. Pós doutorado na Univesità degli Studi Roma Trè, em Roma-IT, com a pesquisa "Direito à Saúde comparado Brasil/Países do Leste Europeu recém admitidos pela União Europeia", orientada pelo prof. Luigi Ferrajoli. Professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Programa de Pós-graduação em Direito Agrário (PPGDA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Avaliadora de Educação Superior do INEP-MEC. Autora de obras e de publicações em periódicos nas áreas de direito público e privado. Integrante de Grupos de Pesquisa no CNPQ nas áreas de Empresas e regulação estatal, e Produção agroalimentar, indústria, consumo e regulação estatal, abordando o direito humano à alimentação adequada e o direito à água sob perspectivas interdisciplinares em vários campos do conhecimento. Tem experiência nas áreas do Direito Público e do Direito Privado, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração pública, Direito Administrativo, Direitos Humanos, Direito à alimentação, Direito Empresarial, Direito dos contratos, Direito do Consumidor e Direito das Famílias. Membro do Conselho Deliberativo da Transparência Brasil, organização de combate à corrupção na administração pública. ORCID https://orcid.org/0000-0002-0623-8189

Téléchargements

Publié-e

2024-11-21

Comment citer

DA CRUZ, C.; GORETTI DAL BOSCO, M. DIREITO AGRÁRIO E DIREITOS HUMANOS, SUAS INTERFACES E INTERCESSÕES: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE MOÇAMBIQUE: AGRARIAN LAW AND HUMAN RIGHTS, THEIR INTERFACES AND INTERCESSIONS: A REFLECTION FROM MOZAMBIQUE. Magazine de la faculté de droit UFG, Goiânia, v. 48, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/77009. Acesso em: 18 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos - Internacionais