DIFERENÇAS E DESIGUALDADES NAS AVALIAÇÕES DE QUALIDADE E DESEMPENHO DOS CURSOS DE DIREITO NO BRASIL ENTRE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS
DIFFERENCES IN INEQUALITIES IN THE EVALUATIONS OF QUALITY AND PERFORMANCE OF LAW COURSES IN BRAZIL BETWEEN PUBLIC AND PRIVATE INSTITUTIONS
Mots-clés :
Direito, desempenho, desigualdades, sistemas de ensino.Résumé
Nos últimos 22 anos (1995-2016) o crescimento dos cursos de bacharelado em Direito no Brasil assumiu proporções expansionistas. O objetivo do trabalho é analisar os dados do ensino superior do curso de Direito, a partir de técnicas estatísticas não paramétricas, mostrando como os resultados de desempenho dos estudantes são representados para as públicas e para as privadas em termos de qualidade e excelência acadêmica para indicadores Enade, CPC e Exame da Ordem. Observou-se desigualdades regionais entre IES, de docentes mestres e doutores, nos indicadores de regimes de trabalho e IGC. A metodologia adotada é baseada nos microdados para análise e leitura das estatísticas do Inep e Mec, condicionados a testagem estatística via Programa R para avaliação dos dados, e documentos oficiais. A abordagem teórica-metodológica é com base no estado de arte e na literatura crítica sobre avaliações em larga escala (Test -Base accountability) para os sistemas de ensino e de desempenho.
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