DIFERENÇAS E DESIGUALDADES NAS AVALIAÇÕES DE QUALIDADE E DESEMPENHO DOS CURSOS DE DIREITO NO BRASIL ENTRE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS

DIFFERENCES IN INEQUALITIES IN THE EVALUATIONS OF QUALITY AND PERFORMANCE OF LAW COURSES IN BRAZIL BETWEEN PUBLIC AND PRIVATE INSTITUTIONS

Auteurs-es

Mots-clés :

Direito, desempenho, desigualdades, sistemas de ensino.

Résumé

Nos últimos 22 anos (1995-2016) o crescimento dos cursos de bacharelado em Direito no Brasil assumiu proporções expansionistas. O objetivo do trabalho é analisar os dados do ensino superior do curso de  Direito, a partir de técnicas estatísticas não paramétricas, mostrando como os resultados de desempenho dos estudantes são representados para as públicas e para as privadas em termos de qualidade e excelência acadêmica para indicadores Enade, CPC e Exame da Ordem. Observou-se desigualdades regionais entre IES, de docentes mestres e doutores, nos indicadores de regimes de trabalho e IGC. A metodologia adotada é baseada nos microdados para análise e leitura das estatísticas do Inep e Mec, condicionados a testagem estatística via Programa R para avaliação dos dados, e documentos oficiais. A abordagem teórica-metodológica é com base no estado de arte e na literatura crítica sobre avaliações em larga escala (Test -Base accountability) para os sistemas de ensino e de desempenho.

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Bibliographies de l'auteur-e

Dennison Célio de Oliveira Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE PARÁ UFOPA

Possui graduação em Estatística, Especialização em Estatísticas Educacionais e Mestrado em Matemática e Estatística pela Universidade Federal do Pará e doutorado em Biometria pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência na área de Probabilidade e Inferência Estatística Clássica, com ênfase em Teoria Geral e Fundamentos da Probabilidade e programação em R, atuando principalmente nos seguintes temas: Gráficos de Controle, Análise de Séries Temporais, Análise de Sobrevivência, Polinômios Fracionários e Inferência bayesiana. 

Amadeu de Farias Cavalcante Júnior, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE PARÁ UFOPA

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (1999). Defendeu tese de doutorado no início de 2009 pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Socias da UFPa, onde fez o mestrado (2004), ambos na área de concentração em Sociologia. Foi Bolsista da Capes e CNPq em ambos os cursos. Sua área de pesquisa foi desenvolvida dentro da linha de pesquisa em "Violência e Não-Violência nos Processos Sociais", na área da sociologia jurídica e ciência política. Foi bolsista de pós-doutoramento pelo PRODOC/CAPES, vinculado ao programa de pós-graduação em Ciências Sociais(PPGCS/UFPa) no ano de 2009. Atualmente é professor Associado Nível III do Programa de Ciências Jurídicas do Instituto de Ciências da Sociedade (PCJ/ICS) da Universidade Federal do Oeste do Pará, na área de Sociologia Jurídica. Pesquisa atualmente os conflitos e violências socioambientais na Amazônia a partir de estudos sobre campesinato na questão agrária e dos territórios envolvendo conflitos por titulação de terras e seu reconhecimento.

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Publié-e

2024-11-21

Comment citer

CARVALHO, D. C. de O.; CAVALCANTE JÚNIOR, A. de F. DIFERENÇAS E DESIGUALDADES NAS AVALIAÇÕES DE QUALIDADE E DESEMPENHO DOS CURSOS DE DIREITO NO BRASIL ENTRE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS: DIFFERENCES IN INEQUALITIES IN THE EVALUATIONS OF QUALITY AND PERFORMANCE OF LAW COURSES IN BRAZIL BETWEEN PUBLIC AND PRIVATE INSTITUTIONS. Magazine de la faculté de droit UFG, Goiânia, v. 48, n. 1, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/68970. Acesso em: 22 nov. 2024.