COMPROMISSO CONSTITUCIONAL INTERGERACIONAL E A PERSPECTIVA DECISIONAL NA ECOCOMPLEXIDADE
INTERGENERATIONAL CONSTITUTIONAL COMMITMENT AND THE DECISIONAL PERSPECTIVE IN THE ECOCOMPLEXITY
Résumé
Este artigo apresenta a pesquisa que teve por objetivo identificar a comunicação do Direito por meio das decisões dos Tribunais produzidas no âmbito da região sul do Brasil acerca da proteção Constitucional intergeracional ante as ações tecnocientíficas. À luz da teoria Sistêmica de Niklas Luhmann, para quem o Sistema Social é composto por vários subsistemas que são fechados operacionalmente, mas abertos cognitivamente, a pesquisa observou a inter-relação entre os Sistemas parciais da Ciência e do Direito. Além disso, o objetivo da pesquisa foi identificar como o Direito vem decidindo sobre estas temáticas a partir da análise dos julgados do Tribunal Regional Federal da quarta região no contexto de hipercomplexidade social que potencializa o risco decisional. O método utilizado foi o sistêmico e para a produção e coleta de dados as técnicas usadas foram de pesquisa bibliográfica em fontes normativas, doutrinárias e jurisprudenciais. Constatou-se que são poucas as decisões dos Tribunais da região sul do país que levam em consideração a proteção das futuras gerações. A maior parte das decisões tratava exclusivamente de direito ambiental e as fundamentações dos votos não atenderam ao que preconiza o artigo 489 do Código de Processo Civil. Todavia, é preciso aplicar o preceito constitucional a partir de um novo imperativo categórico que inclua ações humanas compatíveis com a continuidade da vida no planeta que exige uma percepção temporal diferente pelo sistema jurídico aprimorando-se o plano conceitual da categoria “geração futura”.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue accordent à Revista da Faculdade de Direito da UFG une licence mondiale libre de droits, soumise aux termes et conditions de la Creative Commons Attribution 3.0 Brasil Legal License Creative Commons Attribution License
Les auteurs concèdent à RFD UFG tous les droits d'auteur sur les articles qui y sont publiés, qui les conservent en exclusivité jusqu'à l'avènement du domaine public sur ceux-ci.