CONSTITUIÇÃO, TEMPO E NARRATIVA: DA CRISE DA ACELERAÇÃO DAS MUDANÇAS NORMATIVAS AO SEU ENFRENTAMENTO

Auteurs-es

  • Ernane Salles da Costa Junior

DOI :

https://doi.org/10.5216/rfd.v36i01.17492

Mots-clés :

Constituição, Narrativa, Tempo e Direito

Résumé

O presente artigo procurou investigar a dimensão temporal e narrativa das Constituições, tendo como fundamento uma leitura da teoria narrativa e política de Paul Ricoeur. Nesse caminho, aponta-se para a necessidade de se pensar as mudanças normativas dentro da história de uma comunidade política, inserindo-as numa trama jurídico-narrativa que liga passado, presente e futuro. Visa-se, com isso, fundamentar uma crítica consistente e embasada em relação à aceleração desenfreada dos ritmos das transformações das normas jurídicas, tão comum nos dias de hoje.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ernane Salles da Costa Junior

Mestre em Teoria do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais com a distinção "magna cum laude". Foi bolsista do CNPq no mestrado pela mesma instituição. Atualmente é professor de "Filosofia do Direito", de "Ética, Política e Sociedade" e "Teoria da Constituição"Constituição, tempo e narrativa: da crise da aceleração das mudanças normativas ao seu enfrentamentona Faculdade Pitágoras.

Téléchargements

Publié-e

2012-07-31

Comment citer

SALLES DA COSTA JUNIOR, E. CONSTITUIÇÃO, TEMPO E NARRATIVA: DA CRISE DA ACELERAÇÃO DAS MUDANÇAS NORMATIVAS AO SEU ENFRENTAMENTO. Magazine de la faculté de droit UFG, Goiânia, v. 36, n. 01, p. 109–142, 2012. DOI: 10.5216/rfd.v36i01.17492. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/17492. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos