PONTES DE ESPERANÇA: UMA ALTERNATIVA À GUERRA GEO-ESTRATÉGICA/EXTRATIVA NA AMÉRICA LATINA

Authors

  • Sergio Elías Uribe Universidad Autonoma Metropolitana

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v38i01.34627

Keywords:

Guerra geo-estratégica. Crise Sistêmica. Extrativismo. Metabolismo Social. Pontes de Esperança.

Abstract

Revendo a discussão sobre a geopolítica e a guerra geoestratégica, contida no debate sobre a construção de “tecidos de resistência, Pueblos en Camino” (2005), ideia sobre a qual participaram Manuel Rozental, Raúl Zibech, Héctor Mondragón, Hugo Blanco, entre outros, muitas inquietudes e reflexões vieram a minha mente e inspiraram este artigo. Antes de mais nada, foi necessário reconhecer que está em curso uma ofensiva geo-estratégica do capital global contra os povos e comunidades tradicionais, que demanda repensar não só o emaranhado do sistema-mundo-capitalista/colonial e o papel do movimentos sociais, mas também, pensar e repensar o nosso papel como “sujeito pesquisador” dentro da dialética que se apresenta nesse contexto. É necessário pensar onde nos localizamos e como estamos abordando essa realidade nos espaços acadêmicos. É a respeito destes dilemas que trata o presente texto.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sergio Elías Uribe, Universidad Autonoma Metropolitana

Economista formado na UAZ (Universidad Autonoma de Zacatecas), mestrando em Desarrollo Rural da UAM-X (Universidad Autonoma Metropolitana, campus Xochimilco), ambas no México. Atualmente trabalha junto as comunidades camponesas do departamento de Cauca na Colômbia.

How to Cite

URIBE, S. E. PONTES DE ESPERANÇA: UMA ALTERNATIVA À GUERRA GEO-ESTRATÉGICA/EXTRATIVA NA AMÉRICA LATINA. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 38, n. 01, p. 223–235, 2015. DOI: 10.5216/rfd.v38i01.34627. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/34627. Acesso em: 30 jun. 2024.

Issue

Section

Artigos Científicos