CATEGORIAS JURÍDICAS DO PRINCÍPIO DA FRATERNIDADE

LEGAL CATEGORIES OF THE FRATERNITY AS A CONSTITUTIONAL PRINCIPLE

Autores

  • RAFAEL SILVEIRA E SILVA INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO - IDP
  • Lucas Sales IDP

Palavras-chave:

Dignidade da Pessoa Humana, Fraternidade, Inclusão, Humanização, Solidariedade

Resumo

O propósito deste artigo é buscar algumas definições e conceitos jurídicos recebidas pelo sentido da fraternidade, compreendida como princípio constitucional indispensável à subsistência de uma democracia de diálogo e igualdade, estabelecendo-as na forma de categorias específicas. As linhas norteadoras da abordagem foram o endosso a uma eficácia normativa ligada a elementos de solidariedade, corresponsabilização, inclusão, dignidade da pessoa humana e isonomia, conceitos que, conquanto apresentem semelhanças, mereceram citações particularizadas e diferenciadas em virtude do relevante tratamento constitucional obtido. Nesse particular, percebeu-se o pragmatismo da ideia de fraternidade, afastando-se assertivas que ainda insistem em abordá-la como ilusão ou projeto irrealizável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RAFAEL SILVEIRA E SILVA, INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO - IDP

Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília; Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e Pesquisador Associado do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Consultoria Legislativa do Senado Federal. E-mail: rafael.silva@idp.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1101296312661229. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7014-6935.

Lucas Sales, IDP

Mestre em Direito pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB); Juiz de Direito Substituto do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Lattes: http://lattes.cnpq.br/6236005411319869.

Referências

ABBOUD, Georges; NERY JUNIOR, Nelson. Direito constitucional brasileiro: curso completo. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2019.

BAGGIO, Antonio Maria. A inteligência fraterna. Democracia e participação na era dos fragmentos. In: ______ (Org.). O princípio esquecido/2: Exigências, recursos e definições da fraternidade na política. Tradução de Durval Cordas e Luciano Menezes Reis. São Paulo: Cidade Nova, 2009.

BARBOSA, Jucelaine Angelim. O humanismo na visão de Ayres Britto. In: OLIVEIRA, Tatiana Reinehr de (Coord.); ROCHA, Bruno Frota da (Coord.); SÁ, Acácia Regina Soares de (Coord.). Direitos Fundamentais sob a ótica do Humanismo Jurídico: uma homenagem ao ministro Carlos Ayres Britto. Belo Horizonte: Dialética, 2020.

BARROSO, Luís Roberto. O novo direito constitucional brasileiro: contribuições para a construção teórica e prática da jurisdição constitucional no Brasil. Belo Horizonte: Fórum, 2012.

BICKEL, Alexander M. The Least Dangerous Branch: the Supreme Court at the bar of politics. 2. ed. Yale University Press. 1986.

BONAVIDES, Paulo. Teoria Constitucional da Democracia Participativa. Por um Direito Constitucional de luta e resistência. Por uma Nova Hermenêutica. Por uma repolitização da legitimidade. 3. ed. São Paulo: Malheiros, 2008.

BRITTO, Carlos Ayres. O humanismo como categoria constitucional. Belo Horizonte: Fórum, 2016.

CARDUCCI, Michele. Por um Direito Constitucional altruísta. Tradução de Sandra Regina Martini Vial, Patrick Lucca da Ros e Cristina Lazzarotto Fortes. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003.

DAHL, Robert A. Poliarquia: Participação e Oposição. Tradução de Celso Mauro Paciornik. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005.

DANTAS, Paulo Roberto de Figueiredo. Curso de direito constitucional. 6. ed. Indaiatuba, São Paulo: Foco, 2021.

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de direito ambiental brasileiro. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

FONSECA, Reynaldo Soares da. O Princípio Constitucional da Fraternidade: Seu Resgate no Sistema de Justiça. Belo Horizonte: D´Plácido, 2019.

GOMES, Joaquim B. Barbosa. Ação afirmativa e princípio constitucional da igualdade: o Direito como instrumento de transformação social. A experiência dos EUA. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

GRECO, Rogério. Direito Penal do Equilíbrio: uma visão minimalista do Direito Penal. 7. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2014.

MACHADO, Clara. O princípio jurídico da fraternidade: um instrumento para proteção de direitos fundamentais transindividuais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017.

MACHADO, Carlos Augusto Alcântara. A fraternidade como categoria jurídica: fundamentos e alcance (expressão do constitucionalismo fraternal). Curitiba: Appris, 2017.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 42. ed. São Paulo: Malheiros, 2019.

SILVA FILHO, Diógenes Luiz da. Deveres decorrentes do princípio da cidadania. In: OLIVEIRA, Tatiana Reinehr de (Coord.); ROCHA, Bruno Frota da (Coord.); SÁ, Acácia Regina Soares de (Coord.). Direitos Fundamentais sob a ótica do Humanismo Jurídico: uma homenagem ao ministro Carlos Ayres Britto. Belo Horizonte: Dialética, 2020.

SILVÉRIO JÚNIOR, João Porto. Processo penal fraterno: o dever de fundamentar o provimento acusatório pelo Ministério Público no sistema processual brasileiro. Curitiba: Juruá, 2014.

SOUSA FILHO, Ademar Borges de. O controle de constitucionalidade de leis penais no Brasil: graus de deferência ao legislador, parâmetros materiais e técnicas de decisão. Belo Horizonte: Fórum, 2019.

THOMÉ, Romeu. Manual de Direito Ambiental. 2. ed. Salvador: Juspodivm, 2012.

TOURINHO, Luciano. Justiça Restaurativa e Crimes Culposos: contributo à construção de um novo paradigma jurídico-penal no estado constitucional de direito. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017.

VERONESE, Eduardo Rafael Petry. Um conceito de fraternidade para o direito. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.

VIEIRA, Oscar Vilhena. A desigualdade e a subversão do Estado de Direito. Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, n. 6, ano 4, jan. 2007.

Downloads

Publicado

2023-01-19

Como Citar

SILVEIRA E SILVA, R.; SALES, L. CATEGORIAS JURÍDICAS DO PRINCÍPIO DA FRATERNIDADE: LEGAL CATEGORIES OF THE FRATERNITY AS A CONSTITUTIONAL PRINCIPLE. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 46, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/72739. Acesso em: 28 mar. 2024.