A EDUCAÇÃO JURÍDICA POPULAR COMO VIÉS GARANTIDOR DO DIREITO À INFORMAÇÃO E À COMUNICAÇÃO
POPULAR LEGAL EDUCATION AS GUARANTEE THE RIGHT TO INFORMATION AND COMMUNICATION
Palavras-chave:
Direito à informação e à comunicação, Educação Jurídica Popular, Projeto de Educação Ambiental Territórios do PetróleoResumo
O presente trabalho objetiva, por meio do relato de experiências, aliado à análise documental e bibliográfica, demonstrar como a educação jurídica popular pode contribuir para a apropriação do Direito por grupos socialmente vulnerabilizados e, consequentemente, para a afirmação do direito à informação e comunicação. Parte-se do pressuposto de que a utilização de uma linguagem intencionalmente excludente faz do Direito um campo desigual de disputas, já que muitos de seus atores desconhecem as regras do jogo e, se não podem interpretá-las corretamente, também são impossibilitados de participar dos espaços democráticos de decisão. No cerne da discussão estão as experiências capitaneadas pelo Projeto de Educação Ambiental Territórios do Petróleo, uma condicionante do processo de licenciamento ambiental federal na Bacia de Campos, que tem por objetivo mitigar a desinformação sobre os royalties e participações especiais recebidos por municípios produtores ou não de petróleo e incentivar o controle social local dessas receitas. Verificou-se que a atuação do projeto, por meio de um processo educativo popular, dialógico e horizontal, foi capaz de criar e fortalecer grupos democraticamente comprometidos com a participação nos governos locais em diversas instâncias de discussão.
Downloads
Referências
ALCURI, Gabriela; LUGON, Julia; CARVALHO, Letícia; ZÔRZO, Nathalia. O Relatório MacBride – História, importância e desafios. Revista SiNUS, 2012. Disponível em: < http://sinus.org.br/2012/wp-content/uploads/05-AC.pdf>. Acesso em 20 de abril de 2021.
AMB, Associação dos Magistrados Brasileiros. O judiciário ao alcance de todos: noções básicas de juridiquês. Brasília: AMB, 2005.
ATLAS DA NOTÍCIA. Os desertos de notícia no Brasil. Publicado em 20 de agosto de 2020. Disponível em: < https://www.atlas.jor.br/desertos-de-noticia/>. Acesso em 28 de abril de 2021.
BARRETO, Ana Paula Teixeira; MARIZ, Isabela; RANGEL, Kamila Louzada; SOARES, Mirian Rachel; MARTINS, Paula Mousinho; TEIXEIRA, Simonne. Jogar para todo mundo ganhar. In GANTOS, Marcelo Carlos (Org.). Projeto de Educação Ambiental Territórios do Petróleo: ações para o controle social dos royalties. Campos dos Goytacazes, RJ: EdUENF, 2019.
BARRETO, Ana Paula Teixeira; RANGEL, Kamila Louzada; TEIXEIRA, Simonne. Jogo "Territórios em Ação": uma proposta lúdica de cooperação. In GANTOS, Marcelo Carlos (Org.). Caravana territórios do petróleo: ressignificando a educação ambiental na Bacia de Campos. Campos dos Goytacazes, RJ: EdUENF, 2016.
BIGLIAZZI, Renato. A constituição domada: democracia e o conselho de comunicação social. Dissertação de Mestrado. UNB: Brasília, 2007.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 1989.
BRASIL. Constituição da República Federativa dos Brasil de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 19 de abril de 2021.
BRASIL. Lei nº. 11.516 de 28 de agosto de 2007. Dispõe sobre a criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes; altera as Leis nos 7.735, de 22 de fevereiro de 1989, 11.284, de 2 de março de 2006, 9.985, de 18 de julho de 2000, 10.410, de 11 de janeiro de 2002, 11.156, de 29 de julho de 2005, 11.357, de 19 de outubro de 2006, e 7.957, de 20 de dezembro de 1989; revoga dispositivos da Lei no 8.028, de 12 de abril de 1990, e da Medida Provisória no 2.216-37, de 31 de agosto de 2001; e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11516.htm>. Acesso em 01 de junho de 2021.
BRASIL. Lei nº. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6938compilada.htm>. Acesso em 02 de junho de 2021.
BRASIL. Lei nº. 8.248, de 23 de outubro de 1991. Dispõe sobre a capacitação e competitividade do setor de informática e automação, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8248.htm>. Acesso em 10 de maio de 2021.
BRASIL. Lei nº. 8.389 de 30 de dezembro de 1991. Institui o Conselho de Comunicação Social, na forma do art. 224 da Constituição Federal e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8389.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%208.389%2C%20DE%2030,eu%20sanciono%20a%20seguinte%20lei%3A&text=224%20da%20Constitui%C3%A7%C3%A3o%20Federal>. Acesso em 20 de abril de 1994.
BRASIL. Lei nº. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em 01 de junho de 2021.
BRASIL. Nota conjunta do Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério das Comunicações de 15 de maio de 1995. Disponível em: <https://www.cgi.br/legislacao/notas/nota-conjunta-mct-mc-maio-1995>. Acesso em 10 de maio de 2021.
CANDAU, Vera Maria Ferrão; SACAVINO, Susana Beatriz. Educação em direitos humanos e formação de educadores. Educação (Porto Alegre), v. 36, n. 1, p. 59-66, jan./abr. 2013.
CCS. Conselho de Comunicação Social. Ata da Reunião do dia 06 de agosto de 2014. Disponível em: < https://www25.senado.leg.br/web/atividade/conselhos/ccs>. Acesso em 20 de abril de 2020.
CCS. Conselho de Comunicação Social. Ata da Reunião do dia 08 de agosto de 2012. Disponível em: < https://www25.senado.leg.br/web/atividade/conselhos/ccs>. Acesso em 20 de abril de 2020.
CONAMA. Conselho Nacional de Meio Ambiente. Resolução nº. 001, de 23 de janeiro de 1986. Disponível em: < http://www2.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res0186.html>. Acesso em 01 de junho de 2021.
CONAMA. Conselho Nacional de Meio Ambiente. Resolução nº. 237, de 19 dezembro de 1997. Disponível em: < http://www2.mma.gov.br/port/conama/res/res97/res23797.html>. Acesso em 01 de junho de 2021.
GANTOS, Marcelo Carlos. "Territórios do Petróleo": uma experiência de educação ambiental no âmbito do licenciamento ambiental de petróleo e gás no Brasil. In GANTOS, Marcelo Carlos (Org.). Caravana territórios do petróleo: ressignificando a educação ambiental na Bacia de Campos. Campos dos Goytacazes, RJ: EdUENF, 2016.
GANTOS, Marcelo Carlos; MARTÍNEZ, Silvia Alicia. Projeto "Territórios do Petróleo" como ferramental de educação ambiental crítica. In GANTOS, Marcelo Carlos (Org.). Caravana territórios do petróleo: ressignificando a educação ambiental na Bacia de Campos. Campos dos Goytacazes, RJ: EdUENF, 2016.
GERALDES, Elen Cristina; RAMOS, Murilo César; SOUSA, Janara Kalline; PAULINO, Fernando Oliveira; NEGRINI, Vanessa; MONTENEGRO, Luiza; TELES, Natália. O Direito Humano à Comunicação e à Informação: em busca do tempo perdido. In SOUSA JUNIOR, José Geraldo de; RAMOS, Murilo César; GERALDES, Elen Cristina; PAULINO, Fernando Oliveira; SOUSA, Janara Kalline; PAULA, Helga Martins de; RAMPIN, Talita Tatiana Dias; NEGRINI, Vanessa. O Direito Achado na Rua – Vol. 8: introdução crítica ao direito à comunicação e à informação. Brasília: FACUnB, 2016.
IBAMA, Instituto Nacional do Meio Ambiente. Instrução Normativa nº 2, de 27 de março de 2012. Estabelece as bases técnicas para programas de educação ambiental apresentados como medidas mitigadoras ou compensatórias, em cumprimento às condicionantes das licenças ambientais emitidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais. Disponível em: < https://www.gov.br/dnit/pt-br/download/sala-de-imprensa/marcas-e-manuais/in-no-2-27-de-marco-de-2012-ibama.pdf>. Acesso em 02 de junho de 2021.
IBAMA, Instituto Nacional do Meio Ambiente. Nota Técnica CGPEG/DILIC/Ibama nº. 01/10. Diretrizes para a elaboração, execução e divulgação dos programas de educação ambiental desenvolvidos regionalmente, nos processos de licenciamento ambiental dos empreendimentos marítimos de exploração e produção de petróleo e gás. Disponível em: < http://pea-bc.ibp.org.br/arquivos/secoes/90_notatecnica%2001-10_programasdeeducacaoambiental.pdf>. Acesso em 02 de junho de 2021.
IBAMA. Guia para Elaboração dos Programas de Educação Ambiental no Licenciamento Ambiental Federal. Brasília: Ibama, 2019.
INTERVOZES, Coletivo Brasil de Comunicação Social. Direito à comunicação no Brasil. 3ª Versão. Fundação Ford, Intervozes, 2005.
LOPES, Cristiano Aguiar. A Voz do Dono e o Dono da Voz: a influência da propriedade de rádios locais nos resultados das eleições municipais. 2018. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
LYRA, Roberto. O que é o Direito? São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.
MEDEIROS, Marcelo. Políticas públicas de inclusão digital no governo Lula (2002-2008): análise e primeiros resultados. Anais do 7º Encontro Nacional de Políticas Públicas e Inclusão Digital. UFRGS: 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/7o-encontro-2009-1/Politicas%20publicas%20de%20inclusao%20digital%20no%20governo%20Lula.pdf. Acesso em 08 de maio de 2021.
NAPOLITANO, Carlo J.; VANZINI, Kátia V. da Silva; Direito à Comunicação: contribuições para a definição de um Conceito. Rev. Comunicação Midiática, Bauru/SP, V.9, N.3, p. 120-133, set./dez. 2014.
PEA-BC. Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos. Relatório do Diagnóstico Participativo do Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos (2011-2012). Soma, Petrobras, Ibama, 2015. Disponível em: http://pea-bc.ibp.org.br/arquivos/secoes/60_relatorio__pea_bc_rev.04_final.pdf>. Acesso em 02 de junho de 2021.
PEA-TP. Projeto de Educação Ambiental Territórios do Petróleo. Plano de Trabalho do Projeto de Educação Ambiental – PEA, 2016. Disponível em: < http://pea-bc.ibp.org.br/arquivos/projetos/plano_trabalho/9_territorios%20-plano%20de%20trabalho%20final%20-%20segundo%20ciclo%20_rev%2022.04.16.pdf>. Acesso em 02 de junho de 2021.
QUINTAS, José Silva. Educação no processo de gestão ambiental pública: a construção do ato pedagógico, crise ambiental ou crise civilizatória?. S.d. Disponível em: < https://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/images/stories/biblioteca/educacao_ambiental/EDUCACAO_NO_PROCESSO_DE_GESTAO_AMBIENTAL_PUBLICA.pdf>. Acesso em 01 de junho de 2021.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O discurso e o poder: ensaio sobre a sociologia da retórica jurídica. Porto Alegre: Fabris, 1988.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma revolução democrática de justiça. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SIMIS, Anita. Conselho de Comunicação Social: uma válvula para o diálogo ou para o silêncio?. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 25, n° 72, fevereiro/2010.
SMIDERLE, Carlos Gustavo Sarmet Moreira. Educomunicação no dia a dia da Vigília Cidadã. In GANTOS, Marcelo Carlos (Org.). Projeto de Educação Ambiental Territórios do Petróleo: ações para o controle social dos royalties. Campos dos Goytacazes, RJ: EdUENF, 2019.
SMIDERLE, Carlos Gustavo Sarmet Moreira; RANGEL, Elizabeth Porto da Silva; SILVA, Jamile de Almeida Marques da; MARTINS, Lara Mattos; SOARES, Mírian Rachel de Jesus. Oficina de Vigília Cidadã IV: Rendas petrolíferas municipais: integração pesquisa-campo e abordagem lúdica de conceitos complexos. In GANTOS, Marcelo Carlos (Org.). Experiências e reflexões sobre a vigília cidadã para o controle social dos royalties. Campos dos Goytacazes, RJ: EdUENF, 2019.
TAKAHASHI, Tadao (Org.). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.
TEIXEIRA Simonne; CUNHA, Marcus Vinicius S. Energia na Linha do Tempo. In GANTOS, Marcelo Carlos (Org.). Caravana territórios do petróleo: ressignificando a educação ambiental na Bacia de Campos. Campos dos Goytacazes, RJ: EdUENF, 2016.
TEIXEIRA Simonne; SILVA JR., Jânio de Oliveira; SILVA, David Teixeira da; MOTA, Jéssica Mulinari. O Espaço de Interpretação Territórios do Petróleo. In GANTOS, Marcelo Carlos (Org.). Experiências e reflexões sobre a vigília cidadã para o controle social dos royalties. Campos dos Goytacazes, RJ: EdUENF, 2019.
TJDF. Programa Justiça Comunitária: como funciona. Atualizado em 08/05/2019. Disponível em: < https://www.tjdft.jus.br/informacoes/cidadania/justica-comunitaria/como-funciona>. Acesso em 01 de junho de 2021.
UNESCO. Um mundo e muitas vozes: Comunicação e informação na nossa época. Rio de Janeiro: FGV, 1983.
VANUCCHI, Camilo. O direito à comunicação e os desafios da regulação dos meios no Brasil. Revista Galaxia, ISSN 1982-2553, n. 38, mai-ago., 2018, p. 167-180.
WIMMER, Miriam. O direito à comunicação na Constituição de 1988: o que existe e o que falta concretizar. Revista Ecos, v. 11, n. 1 (2008).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nesta revista concedem à Revista da Faculdade de Direito da UFG uma licença mundial, sem royalties, sujeita aos termos e condições da Licença Jurídica Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil Creative Commons Attribution License
Os autores concedem à RFD UFG todos os direitos autorais sobre os artigos nela publicados, que os mantêm com exclusividade até o advento de domínio público sobre os mesmos.