PRECEDENTALISMO NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E O ENSINO JURÍDICO NO BRASIL: É NECESSÁRIO REPENSAR

PRECEDENTALISM IN THE PROCEDURE CIVIL LAW AND THE LAW EDUCATION IN BRAZIL: IT’S TIME TO RE-THINK

Autores

  • André Nogueira Centro Universitário de Bauru - Instituição Toledo de Ensino
  • Cláudio José Amaral Bahia

Palavras-chave:

precedentes; precedentalismo; ensino jurídico

Resumo

O estudo, pelo método dedudivo, aborda o fenômeno do precedentalismo no processo civil brasileiro e a percepção de que esse movimento institui um modelo de prestação jurisdicional que estabelece a obrigatória observância das decisões dos tribunais superiores. Esse precedentalismo revisita o papel das decisões judiciais que passam a ocupar condição de destaque por orientar comportamentos sociais, embora se mostre precário por desconsiderar a ratio decidendi, as particularidades do caso concreto e se limitar à aplicação de enunciados. O estudo aponta alguns estrangulamentos no modelo do ensino jurídico brasileiro e busca demonstrar que para transformar essa realidade é imprescindível repensar o sistema de precedentes, de modo que, numa construção dogmática e epistemológica paulatinas, tenha aptidão de transformar nosso modelo histórico-jurídico de aprender e ensinar a partir de precedentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Nogueira, Centro Universitário de Bauru - Instituição Toledo de Ensino

Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Ius Gentium Conimbrigae – Universidade de Coimbra; Doutor e Mestre em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos pelo Centro Universitário de Bauru – Instituição Toledo de Ensino – ITE/SP. Professor do curso de Direito no Centro Universitário de Bauru – ITE/SP e na Faculdade Iteana de Botucatu/SP. Advogado

Cláudio José Amaral Bahia

Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Ius Gentium Conimbrigae – Universidade de Coimbra; Doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Mestre em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos pelo Centro Universitário de Bauru – Instituição Toledo de Ensino – ITE/SP; Professor do curso de Direito no Centro Universitário de Bauru – ITE/SP e na Faculdade Iteana de Botucatu/SP. Advogado.

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

NOGUEIRA, A.; BAHIA, C. J. A. PRECEDENTALISMO NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E O ENSINO JURÍDICO NO BRASIL: É NECESSÁRIO REPENSAR: PRECEDENTALISM IN THE PROCEDURE CIVIL LAW AND THE LAW EDUCATION IN BRAZIL: IT’S TIME TO RE-THINK. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 47, n. 2, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/68840. Acesso em: 22 dez. 2024.