O MODELO META-STANDARD DE IMPLEMENTAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE UTILIZADO PELA DIRETIVA EUROPEIA DE ENERGIA RENOVÁVEIS
THE META-STANDARD IMPLEMENTATION MODEL FOR SUSTAINABILITY USED BY THE EUROPEAN RENEWABLE ENERGY DIRECTIVE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rfd.v43.58232Resumo
O presente artigo tem por objetivo central analisar o modelo meta-standard de implementação da sustentabilidade utilizado pela Diretiva Europeia de Energia Renováveis nº 28/2009. A metodologia utilizada para a pesquisa é a revisão teórica não sistematizada, que inclui a análise de textos normativos, livros e artigos sobre o tema. O estudo evidencia que a doutrina consagra a sustentabilidade numa tríplice vertente: ambiental, social e econômica. Com vistas ao desenvolvimento sustentável, a União Europeia utiliza uma ferramenta da nova governança: o modelo meta-standard. Esse modelo implica na inclusão de standards de sustentabilidade em um quadro normativo, com o intuito de definir os critérios essenciais para se considerar um biocombustível como sustentável, e levanta debates na doutrina sobre seus prós e contras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nesta revista concedem à Revista da Faculdade de Direito da UFG uma licença mundial, sem royalties, sujeita aos termos e condições da Licença Jurídica Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil Creative Commons Attribution License
Os autores concedem à RFD UFG todos os direitos autorais sobre os artigos nela publicados, que os mantêm com exclusividade até o advento de domínio público sobre os mesmos.