Envolvendo estudantes de Direito em uma equipe multidisciplinar: ensino, pesquisa, extensão e responsabilidade social

Autores

  • Fabiola de Sampaio Rodrigues Grazinoli Garrido Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Três Rios, Três Rios, Rio de Janeiro, Brasil, fabiola_srg@yahoo.com.br http://orcid.org/0000-0001-5177-1241
  • Rodrigo Grazinoli Garrido nstituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense, Laboratório de DNA, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, grazinoli.garrido@gmail.com http://orcid.org/0000-0003-4430-0729

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v42i1.50096

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Formação integradora, Projetos na graduação

Resumo

Trabalhos desenvolvidos em equipes multidisciplinares devem ser rotina para os futuros egressos do curso de direito. O objetivo desse artigo é discutir algumas estratégias e planos de trabalho utilizados no Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes que envolve estudantes do curso de direito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no campus de Três Rios, interior do Rio de Janeiro. Nessa perspectiva, o engajamento dos estudantes em projetos do tem contribuído como um campo experimental para o desenvolvimento das habilidades necessárias aos bacharéis em direito, bem como para a percepção do papel social do futuro profissional. Desde 2014, a equipe desenvolve projetos que discutem a função da universidade junto à comunidade, abordando sobretudo questões relacionadas a grupos vulneráveis e a aspectos agroambientais.
Palavras-chave: aprendizagem significativa; formação integradora; projetos na graduação.


Abstract

Work performed in multidisciplinary teams should be routine for future graduates of the law courses. The aim of this paper is to discuss some strategies and work plans used in the Connections of Knowledge Tutorial Program that involves law students of the Federal Rural University of Rio de Janeiro on the campus of Três Rios, in the interior of Rio de Janeiro. In this perspective, students' engagement in projects has contributed as an experimental field for the development of the skills required by law graduates, as well as for the perception of the social role of the professional future. Since 2014, the team has developed projects that discuss the role of the university in the community, addressing issues related to vulnerable groups and agro-environmental aspects.

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Biografia do Autor

Fabiola de Sampaio Rodrigues Grazinoli Garrido, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Três Rios, Três Rios, Rio de Janeiro, Brasil, fabiola_srg@yahoo.com.br

Rodrigo Grazinoli Garrido, nstituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense, Laboratório de DNA, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, grazinoli.garrido@gmail.com

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Publicado

2018-06-20

Como Citar

DE SAMPAIO RODRIGUES GRAZINOLI GARRIDO, F.; GRAZINOLI GARRIDO, R. Envolvendo estudantes de Direito em uma equipe multidisciplinar: ensino, pesquisa, extensão e responsabilidade social. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 42, n. 1, p. 65–79, 2018. DOI: 10.5216/rfd.v42i1.50096. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/50096. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos