A CONSTRUÇÃO NARRATIVA DO CONCEITO DE SUJEITO DE DIREITO E JUSTIÇA

Autores

  • Maria Cristina Vidotte Blanco Tárrega Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Direito
  • Pedro Correia Guimarães Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Direito

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v35i02.21542

Resumo

Discute-se, no presente artigo, a formação do conceitode sujeito de direito, na tradição e na história.Memória e história constroem-se na narrativa. Opensamento ricoeuriano sobre a construção narrativado sentido suporta a ideia da relação entre memória edireito, e por ela pode-se chegar à refiguração doconceito de sujeito de direito. O tempo humano secompreende na narrativa. Pensar no dizer e no dito nosdá o caminho das refigurações e reflexões sobre apermanente reconceituação e reconstrução crítica dasteorias. Só é possível pensar em um sujeito de direitona temporalidade e na espacialidade. Ricoeur nos dáesse caminho, na tríplice mimese, o que permitechegar a um conceito de sujeito histórico. Esse sujeitoabre-se a atribuições e responsabilidades nos planosético, político, comunitário. Permite-se assim aconstrução teórica necessária ao pluralismo jurídico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Vidotte Blanco Tárrega, Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Direito

Mestre e Doutora em Direito pela PUC SP. Pos doutorado Universidade de Coimbra. Professora titular na Universidade Federal de Goiás. Professora na Universidade de Ribeirão Preto.

Pedro Correia Guimarães, Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Direito

Bacharel em Direito pela UFG. Mestrando em Historia pela UFG.

Downloads

Publicado

2011-12-31

Como Citar

TÁRREGA, M. C. V. B.; GUIMARÃES, P. C. A CONSTRUÇÃO NARRATIVA DO CONCEITO DE SUJEITO DE DIREITO E JUSTIÇA. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 35, n. 02, p. 88–105, 2011. DOI: 10.5216/rfd.v35i02.21542. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/21542. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos