DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E BIOÉTICA

Autores

  • IVO DANTAS UFG
  • IONNARA VIEIRA DE ARAUJO UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v32i2.12141

Palavras-chave:

Bioética, Biodireito, princípio da dignidade da pessoa humana.

Resumo

O presente artigo é um estudo principiológico e etimológico da Bioética, enquanto ciência de grande relevo para o Direito e para o Estado Democrático de Direito. Buscou-se enfocar a Dignidade da Pessoa Humana, como princípio cardeal, norte e limite, à ação do Estado e dos demais indivíduos. Em decorrência, defende-se que é ele irrenunciável em toda e qualquer pesquisa na área das Ciências da Saúde e/ou mesmo das Ciências que estudam o Meio Ambiente, o que significa dizer-se que o seu conteúdo não poderá, sob pretexto algum, ser posto à margem do estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

IVO DANTAS, UFG

Francisco Ivo Dantas Cavalcanti, Professor Titular da Faculdade de Direito do Recife - UFPE. Doutor em Direito Constitucional - UFMG. Livre Docente em Direito Constitucional - UERJ. Livre Docente em Teoria do Estado - UFPE.

IONNARA VIEIRA DE ARAUJO, UFG

Mestranda em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás. Bolsitas Capes.

Downloads

Publicado

2010-10-15

Como Citar

DANTAS, I.; ARAUJO, I. V. D. DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E BIOÉTICA. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 85/97, 2010. DOI: 10.5216/rfd.v32i2.12141. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/12141. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos