Empresas goianas que exportaram continuamente entre 2016 e 2020
grau de internacionalização e características
Palabras clave:
Internacionalização, Empresas, GoiásResumen
O artigo objetiva calcular o grau de internacionalização das empresas goianas que exportaram, continuamente, entre 2016 e 2020 e identificar o estágio de inserção das mesmas. O método de pesquisa utilizado, neste estudo, foi o estatístico, com o uso do Índice de Transnacionalidade da United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD) e com análises das frequências das respostas, de 24 empresas, a um questionário sobre atividade exportadora. Para compor o corpus do artigo, selecionou-se quatro rankings de internacionalização de empresas: grau de internacionalização, número de países de destino, frequência anual das exportações e porcentagem da exportação em relação à produção total. Ao término das análises, percebeu-se confluência nos estágios de inserção no mercado exterior, centrados nas etapas iniciais, e o baixo grau de internacionalização (de 0,04 a 0,333) das empresas analisadas.
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