Distinção social, distanciamento da realidade, felicidade, ou necessidade?
Um ensaio sobre o consumo, sua importância e significados na interpretação de Pierre Bourdieu, Jean Baudrillard e Zygmunt Bauman
DOI:
https://doi.org/10.5216/reoeste.v6i1.64598Palabras clave:
Consumo; ostentação; felicidadeResumen
A partir do advento do capitalismo, o consumo tem sido objeto de intenso debate acadêmico em Economia, tanto na abordagem ortodoxa quanto na heterodoxa. Veblen foi o precursor da interpretação não neoclássica do tema, mas não viveu para assistir as profundas mudanças ocorridas no âmbito do consumo após o fim da segunda guerra mundial. Contudo, Bourdieu, Baudrillard e Bauman foram expectadores deste processo. Eles desenvolveram conceitos e princípios teóricos sobre consumo de grande relevância para as ciências sociais em geral. Assim, o objetivo do artigo é investigar suas interpretações sobre consumo, enfatizando três aspectos centrais que envolvem o tema e que são pouco discutidos no debate econômico, quais sejam: a distinção social, o distanciamento da realidade, e o entendimento que o consumo pode gerar felicidade. Os autores defendem que, na modernidade, e mediadas pela publicidade, as pessoas têm usado o consumo como forma de ostentação, de dissociação de suas responsabilidades, e como mecanismo de escape da realidade. Os autores criticam essa postura a partir de elementos teóricos elaborados no âmbito da Sociologia e da Filosofia. Conclui-se que a interconexão de suas abordagens contribui para uma interpretação contemporânea, heterodoxa e interdisciplinar do tema.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.