Educação e inovação tecnológica no Brasil

análise dos indicadores sob a ótica do capital humano (2009-2019)

Authors

  • Pedro Henrique Feitosa dos Santos
  • Fernanda Esperidião
  • Dayanne Santos Silva Universidade Federal de Sergipe
  • José Ricardo de Santana

DOI:

https://doi.org/10.5216/reoeste.v10i1.79679

Keywords:

Capital humano, Educação, CT&I, Indicadores

Abstract

O artigo tem como base a relevância do Capital Humano para a economia e o papel da educação para a sua formação, além da relação com a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O objetivo é investigar a associação entre indicadores educacionais, de processo e de resultado, e a relação entre estes e os indicadores CT&I. A metodologia  examina em caráter exploratório a evolução educional nos estados brasileiros e relacioná-la aos indicadores de CT&I. Dentre os principais resultados, há o destaque para a relação inversa entre as variáveis de distorção de fluxo da educação básica e variáveis como o número de atríulas líquidas no ensino superior e o número de indivíduos com o ensino médio completo. Estas últimas, por sua vez, relacionaram-se positivamente às variáveis de CT&I, monstrando que, em linhas gerais, regiões com fluxos de formação acadêmica mais desenvolvidos tendem a, de igual modo, apresentar melhores resultados em CT&I.

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Published

2025-05-19

How to Cite

FEITOSA DOS SANTOS, Pedro Henrique; ESPERIDIÃO, Fernanda; SANTOS SILVA, Dayanne; DE SANTANA, José Ricardo. Educação e inovação tecnológica no Brasil: análise dos indicadores sob a ótica do capital humano (2009-2019). Revista de Economia do Centro-Oeste, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 46–70, 2025. DOI: 10.5216/reoeste.v10i1.79679. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reoeste/article/view/79679. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Especial ENEI 2024