Educação e inovação tecnológica no Brasil
análise dos indicadores sob a ótica do capital humano (2009-2019)
DOI:
https://doi.org/10.5216/reoeste.v10i1.79679Palavras-chave:
Capital humano, Educação, CT&I, IndicadoresResumo
O artigo tem como base a relevância do Capital Humano para a economia e o papel da educação para a sua formação, além da relação com a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O objetivo é investigar a associação entre indicadores educacionais, de processo e de resultado, e a relação entre estes e os indicadores CT&I. A metodologia examina em caráter exploratório a evolução educional nos estados brasileiros e relacioná-la aos indicadores de CT&I. Dentre os principais resultados, há o destaque para a relação inversa entre as variáveis de distorção de fluxo da educação básica e variáveis como o número de atríulas líquidas no ensino superior e o número de indivíduos com o ensino médio completo. Estas últimas, por sua vez, relacionaram-se positivamente às variáveis de CT&I, monstrando que, em linhas gerais, regiões com fluxos de formação acadêmica mais desenvolvidos tendem a, de igual modo, apresentar melhores resultados em CT&I.
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