Feminismo Decolonial Indígena e a Educação Profissional Tecnológica Brasileira de Meninas e Mulheres Indígenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v7.69608

Palavras-chave:

Feminismo Decolonial Indígena. Educação Profissional Tecnológica. Meninas e Mulheres Indígenas. Américas e Caribe.

Resumo

O Feminismo Decolonial Indígena (FDI) produzido nas Américas e Caribe para a Educação Profissional Tecnológica (EPT) brasileira trata-se de uma proposta de estudo que problematiza essa relação na formação de meninas e de mulheres indígenas como protagonistas de formação e de produção de conhecimento no acesso e na permanência em cursos dos Institutos Federais (IF) e formatações egressas, pós formadas. A problemática desta investigação está às voltas em expressar reflexões não colonialistas sobre a configuração do pensamento do FDI presente nas Américas e Caribe na EPT de meninas e mulheres indígenas. Objetiva-se, de forma geral, organizar uma reflexão que permita a identificação do pensamento do FDI na EPT dos Institutos Federais (IF) brasileiros. Especificamente, objetiva-se mapear, de forma breve, o referencial teórico do FDI das Américas e Caribe; em segundo lugar, inventariar as produções sobre EPT nos IF brasileiros que estão direcionados ao tema do feminismo e do protagonismo de meninas e mulheres indígenas no ensino técnico. A metodologia é o da Revisão da Literatura no elencamento de produções nacionais do Google Acadêmico sob o descritor “educação profissional, gênero, indígenas”, no período de 2010 a 2020. Critério de inclusão: artigos em periódicos nacionais, dissertações, teses e publicações em eventos científicos. Os resultados indicam que o pensamento FDI na EPT está marcado pelos seguintes elementos: o elemento cultural, o elemento político (local/nacional/internacional-continental), o elemento articulador profissionalidade-comunidade e o elemento das “construções” futuras, inacabadas, ligadas à terra, ao território. Conclui-se o presente artigo com “continuidades” não só de lutas, mas de articulações dos e nos elementos identificados como marcadores do FDI para a EPT nos IF brasileiros promovendo o protagonismo de produção de conhecimento de meninas e mulheres indígenas.

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Publicado

2022-10-14

Como Citar

SILVA, C. R. da. Feminismo Decolonial Indígena e a Educação Profissional Tecnológica Brasileira de Meninas e Mulheres Indígenas. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 7, 2022. DOI: 10.5216/racs.v7.69608. Disponível em: https://revistas.ufg.br/racs/article/view/69608. Acesso em: 29 mar. 2024.