Estratégias de descolonização do conhecimento escolar em contextos da cultura ayuuk
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v7.65694Palavras-chave:
Descolonização, Interculturalidade, Epistemologia, Conhecimento comunitário.Resumo
O artigo apresenta os resultados de um trabalho etnográfico, focado na reivindicação epistêmica do conhecimento e conhecimento comunitário do povo Ayuuk (Mixe); particularmente aqueles nascidos nas comunidades de Jok Nëë (San Juanito) e Kots Koom, (San Juan Cotzocón), onde são socializados entre o povo Ayuuk no estado de Oaxaca. País México. Aqui estão algumas estratégias de descolonização do conhecimento escolar que podem possibilitar outro tipo de preparação para meninos e meninas Ayuuk. Para a construção deste trabalho, foram feitas observações participantes da comunidade, escolas e em particular da sala de aula. Foram realizadas entrevistas interativas com moradores do povo Ayuuk e com professores a serviço de escolas bilíngues e interculturais da região, a fim de compreender suas práticas formativas cotidianas e a partir daí gerar diferentes propostas de formação acadêmica. A análise etnográfica dos dados mostra a existência de um conjunto de tensões em torno da forma como a diversidade cultural é promovida; Estas tensões condicionam, por um lado, o cumprimento do plano de estudos e do programa oficial e, por outro, a promoção da relevância académica a favor da cultura Ayuuk. Tudo isto no âmbito da promoção de espaços de descolonização do pensamento, que promovam maiores oportunidades de participação das crianças com sentido mais crítico, no seu processo de formação.
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