A remissão à memória coletiva na escrita Wajãpi em português segunda língua
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v3i1.55397Palabras clave:
Wajãpi, Tradição oral, Português como segunda línguaResumen
O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da análise de textos
escolares de autoria wajãpi escritos em português como segunda língua.
O foco da análise foi a descrição e interpretação das marcas textuais
que fazem referência à memória coletiva do povo Wajãpi. A remissão à
memória coletiva é uma das formas constitutivas dos modos de produzir
e transmitir conhecimento da tradição oral. Os Wajãpi, povo indígena
habitante do Amapá (BR), são um povo predominantemente de tradição
oral em contato recente com práticas sociais letradas. A investigação foi
feita em um corpus longitudinal, recolhido durante minha experiência
docente junto a esse povo. Os autores dos textos são jovens e adultos que
integraram a primeira geração de Wajãpi a frequentar a escola. Verificouse
que na produção escrita escolar em português, dos jovens e adultos, a memória coletiva de seu povo é acessada frequentemente. Este trabalho é um recorte dos resultados apresentados em minha tese de doutorado. Palavras-chave: Wajãpi; Tradição oral; Português como segunda língua.
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