Educação escolar e educações indígenas: reflexões epistêmicas

Autores/as

  • Odair Giraldin

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v3i1.55379

Palabras clave:

Episteme, Ontologia, Educação, Multi/interculturalidade

Resumen

Neste  texto  apresento  algumas  reflexões  para  pensar  sobre  bases epistêmicas para uma educação escolar ligada aos povos indígenas. Reitero inicialmente que é preciso construir uma perspectiva baseada na pluralidade e  na  multiculturalidade  com  foco  nas  especificidades  linguísticas  e culturais de cada povo indígena. A partir dessa base, em que se valoriza o conhecimento dos regimes ontológicos, das filosofias e saberes ameríndios, podemos então perspectivar a interculturalidade (entendida como campo resultante da interação entre um povo com os não-indígenas e com outros povos indígenas). E, assim, podemos pensar em educações indígenas, uma vez que valorizamos a especificidade local de cada povo indígena. Nessa base,  podemos  finalmente  refletir  sobre  políticas  de  educação  escolar direcionadas aos povos indígenas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-10-11

Cómo citar

GIRALDIN, O. Educação escolar e educações indígenas: reflexões epistêmicas. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 3, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/racs.v3i1.55379. Disponível em: https://revistas.ufg.br/racs/article/view/55379. Acesso em: 17 jul. 2024.