HISTÓRIAS APYÃWA
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49028Resumen
APRESENTAÇÃO
Esta coletânea de histórias Apyãwa foi feita pelos/as bolsistas
da Ação ‘Saberes Indígenas na Escola’, da Rede UFG (Universidade
Federal de Goiás). O estudo partiu de uma reflexão sobre essa Ação
como instrumento de análise dos trabalhos dos/as bolsistas. Trata-se
de uma investigação realizada com um grupo de professores/as das
séries iniciais do Ensino Fundamental, participantes dessa Ação, e
em contexto de trabalho. O objetivo deste trabalho é fazer uma relação entre essa Ação e a nossa cultura. Diante desse olhar, analisamos como esses saberes são difundidos entre os Apyãwa. A pesquisa sobre as histórias foi realizada pelos/as bolsistas em várias aldeias. O trabalho de pesquisa foi o central, pois ele propiciou a vivência e a compreensão das práticas cotidianas dos Apyãwa. Sem que isso acontecesse, seria dificilmente fortalecida a cultura que estava sendo menos movimentada. Hoje se vê o movimento constante na realidade vivida a partir do nosso trabalho. Assim, é necessário que, desde cedo, os/as jovens aprendam a valorizar sua própria individualidade, inclusive, respeitar os valores da comunidade. Nesse sentido, a importância de conversas sobre as histórias Apyãwa pode ajudar a mostrar ao/à jovem de hoje que somos capazes de envolver os/as nossos/as jovens levando-os/as de fato à prática. Para que essas tarefas possam ser realizadas mais
profundamente, óbvio que é preciso um ambiente plural e intenso de
discussão e reflexão sobre os significados da cultura nativa Apyãwa.
Diante dessa preocupação é que trabalhamos sobre as histórias.
Acreditamos que as respostas foram encontradas. Nós,
autores/as desta obra, temos a expectativa de que ela possa ser um
meio acessível à comunidade para ler o mundo Apyãwa.
Queremos que essa coletânea contribua para responder muitos
desafios que hoje enfrentamos. Tão importante quanto compreender
é saber como podemos atuar no mundo em que vivemos.
Para nós, autores/as, é preciso nos ajudar a compreender e
interpretar o sistema Apyãwa em que vivemos. Para isso neste trabalho
mostramos que os conhecimentos não estão separados por disciplinas.
Também o foco dessa coletânea é aprender e ampliar os
nossos conhecimentos e saberes, ao mesmo tempo respeitando a
coexistência da nossa cultura. Assim fizemos o trabalho a partir de
várias discussões de ideias e reflexões em prol dos nossos valores.
Pesquisadores/as Tapirapé da Ação ‘Saberes Indígenas na Escola’
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