P?NHE

Autores/as

  • Jonas Polino Sansão Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v1i1.43039

Resumen

Eu orientei os professores para que eles pesquisassem a si mesmos. As
perguntas orientadoras foram: Quem deu nome para eles ou elas? Nas
festas cerimoniais a qual partido cada indivíduo pertence? Quais as
pessoas devem respeitar? Também identificar quem são os parentes?
Pois cada um pesquisou a si mesmo explicando quem ele ou ela é.
Era para os professores ou professoras fazerem as pesquisas com a
comunidade toda. Mas eu como orientador pedi que eles ou elas
escrevessem sobre eles mesmos. Nessa pesquisa foram descobertos
nome próprio e nome usado como apelido. Pois pensamos que
não há apelido e tem bastante. Ao pesquisarem sobre si mesmo,
foram reveladas suas redes de relações com a comunidade, como
compadre, comadre, as festas que participam, quais as pinturas que
usam, consideração com os mais velhos, a sogra, o sogro, o genro, a
nora etc.

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Publicado

2016-08-30

Cómo citar

POLINO SANSÃO, J. P?NHE. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 1, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/racs.v1i1.43039. Disponível em: https://revistas.ufg.br/racs/article/view/43039. Acesso em: 23 nov. 2024.