P?NHE
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v1i1.43039Resumen
Eu orientei os professores para que eles pesquisassem a si mesmos. As
perguntas orientadoras foram: Quem deu nome para eles ou elas? Nas
festas cerimoniais a qual partido cada indivíduo pertence? Quais as
pessoas devem respeitar? Também identificar quem são os parentes?
Pois cada um pesquisou a si mesmo explicando quem ele ou ela é.
Era para os professores ou professoras fazerem as pesquisas com a
comunidade toda. Mas eu como orientador pedi que eles ou elas
escrevessem sobre eles mesmos. Nessa pesquisa foram descobertos
nome próprio e nome usado como apelido. Pois pensamos que
não há apelido e tem bastante. Ao pesquisarem sobre si mesmo,
foram reveladas suas redes de relações com a comunidade, como
compadre, comadre, as festas que participam, quais as pinturas que
usam, consideração com os mais velhos, a sogra, o sogro, o genro, a
nora etc.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores/as autorizan a Articulando e Construindo Saberes a publicar un artículo, si es aceptado, firmando su contribución como original y que no ha sido enviada a otra revista para su publicación. En caso de aceptación y publicación, los artículos de Articulando e Construindo Saberes poseen una licencia Creative Comons CC-BY.