SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v1i1.43022Resumen
Os Akw? aprendem a respeitar os outros e a natureza desde muito
cedo, quando ainda são criança. Esses ensinamentos, bem como os
ensinamentos sobre o modo de vida Akw? são transmitidos pelos
nossos pais, avós, tios e outros parentes. Durante o primeiro ano da
Ação ‘Saberes Indígenas na Escola’, desenvolvemos duas pesquisas,
uma primeira sobre parentesco e clãs e uma segunda, sobre o ciclo de
vida da criança Akw?. Este segundo tema foi mais explorado por nós.
Dividimos as pesquisas sobre o ciclo de vida da criança Akw?
considerando as diferentes fases da vida da criança. Achamos que a
vida da criança começa na gravidez, incluindo resguardo que deve
ser feito pelos pais durante a gravidez da mãe; a terceira fase é a do
nascimento, seguida do resguardo feito após o nascimento da criança;
depois vem a fase de nomeação da criança, seguida do casamento e
do término do ciclo de vida da criança, que acontece por volta dos 40 anos, quando ela deixa de ser considerada criança. É assim na cultura
Akw?.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores/as autorizan a Articulando e Construindo Saberes a publicar un artículo, si es aceptado, firmando su contribución como original y que no ha sido enviada a otra revista para su publicación. En caso de aceptación y publicación, los artículos de Articulando e Construindo Saberes poseen una licencia Creative Comons CC-BY.