SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA

Autores/as

  • Sinvaldo de Oliveira Wahuka Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v1i1.43004

Resumen

Neste texto revelo a importância da Ação ‘Saberes Indígenas na Escola’.
Essa ação tem motivado os professores e as comunidades indígenas
a aperfeiçoarem os conhecimentos do povo Iny. Muitos desses
saberes não eram citados ou narrados nos pátios das comunidades,
nos terreiros das casas das famílias, ou nos grupos de homens e
mulheres, muito menos nas escolas. Isso vinha acontecendo dessa
forma, porque não tinha mais motivação na comunidade para fazer
essa atividade. Os professores (as) não consideravam esses saberes
no ensino pedagógico da escola. Isso provocava o silêncio dos
conhecimentos ancestrais. Agora os conhecimentos estão ganhando
mais movimento e vida nas comunidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-08-29

Cómo citar

DE OLIVEIRA WAHUKA, S. SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 1, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/racs.v1i1.43004. Disponível em: https://revistas.ufg.br/racs/article/view/43004. Acesso em: 21 nov. 2024.