A dinâmica Panhi dos temas contextuais
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v4i0.59301Keywords:
Temas contextuais, Decolonialidade, InterculturalidadeAbstract
Este texto busca apresentar alguns estágios docência (1, 2 e 3), realizados na Escola Estadual
Indígena Tekator, aldeia Mariazinha e na Escola Estadual Indígena Pepkror, aldeia Boutica,
Território Apinajé. Estas atividades têm relação direta com a proposta do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena (NTFSI), que busca se apropriar e experimentar o uso dos temas contextuais (TC) para uma reformulação radical de nossas matrizes curriculares colonialistas. Foco-me em mostrar como a problematização é fundamental para o desenvolvimento dos TCs, como a articulação entre atividades de problematização, atividades práticas e atividades comunitárias potencializam as aulas e como, claramente, passo a compreender melhor, ao longo dos estágios, a importância do fluxo de tempo para a prática de
um saber transdisciplinar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors authorize Articulando e Construindo Saberes to publish an article, if accepted, signing their contribution as original and not submitted to another publisher for publication. If accepted and published, Articulando e Construindo Saberes articles have a Creative Comons CC-BY license.