CONTEXTUALIZAÇÃO DO CICLO DA VIDA JAVAÉ COMPLEXIDADE E SABEDORIA INY/JAVAÉ

Authors

  • Hélio Tekuala Javaé Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Werehatxiari W. Javaé Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Ruruca Javaé Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Valdemir Filho Texibà Javaé Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v1i1.43009

Abstract

Os estudos aqui apresentados tratam da riqueza da cultura Javaé,
como, por exemplo, das pinturas. Segundo os especialistas desse
saber existem 12 pinturas tradicionais e mais 12 que foram
inventadas, tendo ao todo 24 pinturas. Cada uma dessas pinturas Iny
está relacionada aos animais, peixes e alguns objetos naturais como:
cabaça, feijão etc. Outros conhecimentos também foram estudados:
alimentação tradicional, atividades masculina e feminina, trabalho,
parentesco, ou seja, pontos importantes da cultura para educar e
alfabetizar as crianças e os jovens.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-08-29

How to Cite

TEKUALA JAVAÉ, H.; W. JAVAÉ, W.; JAVAÉ, R.; FILHO TEXIBÀ JAVAÉ, V. CONTEXTUALIZAÇÃO DO CICLO DA VIDA JAVAÉ COMPLEXIDADE E SABEDORIA INY/JAVAÉ. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 1, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/racs.v1i1.43009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/racs/article/view/43009. Acesso em: 21 nov. 2024.