Experiência de Estágio como professor de tema contextual

Autores

  • Kanari Karaja Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: takinahaky@yahoo.com.br.

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v6.67313

Palavras-chave:

Estágio, Projeto Extraescolar, Matriz básica, Matriz específica

Resumo

O artigo tem como base o conhecimento intracultural e intercultural, transdisciplinar, que se fundamenta através de temas contextuais escolhidos por mim a partir do terceiro ano do Curso de Educação Intercultural de Formação Superior de Professores Indígenas da UFG. Esse curso tem duração de cinco anos, sendo que os dois primeiros anos o aluno estuda na matriz básica e depois entra na matriz específica. Nela, o aluno começa a fazer estágios de I até VI, sendo que o estágio VI é para fazer relatório geral dos estudos e práticas feitas no estágio. Neste relatório, apresento nossos desafios, conquistas e inovações. Durante o período do estágio, adquiri muitos conhecimentos, meus/minhas alunos/as aprenderam a fazer pesquisa, ou seja, aprenderam buscar conhecimentos. Isto é bem semelhante ao modo próprio como as crianças aprendem na nossa comunidade.  Nesses cinco anos de estudos, fiz também a pesquisa e a documentação do projeto extraescolar para conclusão do curso. O projeto extraescolar é feito na minha língua e é parte dos nossos saberes.

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Referências

Estágio I

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Estágio II

WWF Brasil. As mudanças climáticas. Disponível em:

https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/clima/mudancas_climaticas2/

Estágio III

Anciã: KARAJÁ KORIXO. Conhecimentos que ela ensinou foi fazer Grafismo. Como o foco era o Grafismo, então, falei para ela mostrar como se faz Grafismos, um dos pontos mais importantes do tema.

Estágio IV

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Estágio V

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Publicado

2021-03-12

Como Citar

KARAJA, K. Experiência de Estágio como professor de tema contextual. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 6, 2021. DOI: 10.5216/racs.v6.67313. Disponível em: https://revistas.ufg.br/racs/article/view/67313. Acesso em: 14 dez. 2024.