Interculturalidade no projeto educativo da Macedônia: considerações sobre a educação indígena na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v6.66387Palavras-chave:
Interculturalidade, Educação Indígena, Tikuna, DescoloniedadeResumo
O artigo reflete sobre a interculturalidade no Projeto Político Pedagógico da Escola Francisco de Orellana na comunidade ribeirinha Ticuna de Macedônia (Departamento do Amazonas, Colômbia). As referências teóricas são as de interculturalidade critica e descoloniedade. A abordagem do campo foi etnográfica, sendo desenvolvida com jovens, adultos e professores, por meio de entrevistas, questionários e observações em diários de campo. Concluindo, o artigo enfatiza que a interculturalidade tem uma qualidade substantiva que facilita as relações com órgãos do governo, uma vez que faz a escola parecer uma ancora do Ocidente. No entanto, a interculturalidade, em sua perspectiva crítica, pode reverter a situação, pois ajuda a escola a revisar suas habilidades de interculturalidade a partir da prática pedagógica, possibilitando assim, uma educação própria enriquecida, desde a qual o equilíbrio de saberes seja possível.
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