A dinâmica Panhi dos temas contextuais
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v4i0.59301Palavras-chave:
Temas contextuais, Decolonialidade, InterculturalidadeResumo
Este texto busca apresentar alguns estágios docência (1, 2 e 3), realizados na Escola Estadual
Indígena Tekator, aldeia Mariazinha e na Escola Estadual Indígena Pepkror, aldeia Boutica,
Território Apinajé. Estas atividades têm relação direta com a proposta do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena (NTFSI), que busca se apropriar e experimentar o uso dos temas contextuais (TC) para uma reformulação radical de nossas matrizes curriculares colonialistas. Foco-me em mostrar como a problematização é fundamental para o desenvolvimento dos TCs, como a articulação entre atividades de problematização, atividades práticas e atividades comunitárias potencializam as aulas e como, claramente, passo a compreender melhor, ao longo dos estágios, a importância do fluxo de tempo para a prática de
um saber transdisciplinar.
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