Cultura se faz brincando: um estudo sobre as brincadeiras de crianças na cultura Gavião
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v3i1.55394Palavras-chave:
Cultura, Brincadeiras, Povo GaviãoResumo
O presente texto resulta da experiência de realização de um estágio supervisionado, do Comitê Gavião-Timbira, na Escola Indígena Pýr Creh’ Creht, localizada na Aldeia Riachinho, no Maranhão. Um estudo das brincadeiras na cultura gavião foi o tema contextual escolhido para a realização das aulas. O objetivo com a seleção da temática foi trabalhar com estudantes e demais moradores da aldeia sobre alguns processos de interação sociocultural, com destaque para a importância das brincadeiras na cultura gavião. Como resultado, alcançamos reflexões que evidenciam que, além de momentos de descontração, alegria e lazer, as brincadeiras são também locus de ensino, aprendizagem e revitalização da própria cultura de um povo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras(es) autorizam a Articulando e Construindo Saberes a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Articulando e Construindo Saberes possuem licença Creative Comons CC-BY.