Educação escolar e educações indígenas: reflexões epistêmicas
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v3i1.55379Palavras-chave:
Episteme, Ontologia, Educação, Multi/interculturalidadeResumo
Neste texto apresento algumas reflexões para pensar sobre bases epistêmicas para uma educação escolar ligada aos povos indígenas. Reitero inicialmente que é preciso construir uma perspectiva baseada na pluralidade e na multiculturalidade com foco nas especificidades linguísticas e culturais de cada povo indígena. A partir dessa base, em que se valoriza o conhecimento dos regimes ontológicos, das filosofias e saberes ameríndios, podemos então perspectivar a interculturalidade (entendida como campo resultante da interação entre um povo com os não-indígenas e com outros povos indígenas). E, assim, podemos pensar em educações indígenas, uma vez que valorizamos a especificidade local de cada povo indígena. Nessa base, podemos finalmente refletir sobre políticas de educação escolar direcionadas aos povos indígenas.
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