Processo de educação Panh? Apinajé: contribuição política sociocultural / Panh? Apinajé xujahkre n? kot amnh? nh?pêx
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v3i1.55370Palavras-chave:
Cultura, Sabedoria, Processo de aprendizagemResumo
O artigo apresenta a participação essencial da cultura e da sabedoria Apinajé nos processos de formação na escola e na aldeia. A escola tem se preocupado muito com a forma de aprendizagem e está buscando mecanismo para fortalecer sua prática e sua valorização como conhecimento social da sua cultura. Ela promove ações com anciões especialistas em sabedoria sociocultural, mas há falta de apoio por parte do órgão responsável nas atividades referentes ao desenvolvimento cultural. Os docentes indígenas Apinajé estão engajados enfrentando todos os obstáculos. A nossa sabedoria é a que prevalece.PR?HÃ KW? JAR?NH
Kagà jakamã kota m? pahte amnh? nh?pêx n? pajamaxp?r m? pahte amnh? nh?pêx xyrpê har?. M? inhõ kagà jahkrexàjê na kãm xahtã n? akup?m m? ixte amnh? nh?pêx kw? ho ujanãr n? ho iht?x prãm mã. Ja m?rapê na hte m? àhpumunh xw?nh n? m? ujar?nh xw?nh n? m? kap?r xw?nh n? grernhõxw?nhjê ho akuprõ nh?m htem kãm awjahkre n? awjar?. Nom kagà jahkrexà ho amnh?ptàr xw?nh pàrkrax kãm m? ixte kagà jahkre pix prãm. Nom kot pa m? ahkre pix kêt n?. Kot paj m? axtem amnh? nh?pêx. M? ixuhjahkre ja na mex.
KAGÀ PÀRKRAX: M? amnh? nh?pêx. M? pajamaxp?r M? ixuhjahkre.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras(es) autorizam a Articulando e Construindo Saberes a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Articulando e Construindo Saberes possuem licença Creative Comons CC-BY.