Iny-ki ijasò riòrarunyre-my ijyy

Autores

  • Teijolori Karajá Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v3i1.55369

Palavras-chave:

Conhecimento, Ijareheni, Ibrùhùk?, Norma, Ijasò

Resumo

O meu tema do projeto ‘Ijareheni Ibrùhùk?’ é um dos conhecimentos que foram esquecidos. Por isso, eu trabalhei com esse tema, fiz pesquisa, busquei as informações para tentar resgatar esse conhecimento que foi desvalorizado. Portanto, pela primeira vez, através da minha pesquisa e com ajuda da comunidade, principalmente com ajuda dos entrevistados, pude colocar esse conhecimento em prática na minha aldeia. Além disso, eu  me  incorporei  no  tema,  aprendi  o  canto,  aprendi  as  regras  que  se utilizam para a prática desse conhecimento. Portanto, espero que as pessoas aprendam a prática desse conhecimento através do meu trabalho, mas com muita cautela na hora da prática. Todo pequeno e grande conhecimento relacionado à Ijasò exige segredo e norma para seguir.

 

RYBÈBÙTÈ

Waõmys?d??na  ‘Ijareheni  ibrùhùk?’  hèka  iny  bdèd??nanarèny  rbi rùsare,  taikimy  tahè  idi  raõmys?d??nyre  ãriixixanykremy.  Mykimy tahè  wahãwã-ki  okutyhymy  rèwinyre,  iny  ièrydù  mahãdù  tahè  sõèmy tai  riwawiòhènanyrènyre,  idi  raõmys?d??nyreu  ‘Ijareheni  Ibrùhùk?’wiu  reeryre,  tùle  timybo  riòrarùnymyh?re  reeryre.  Kaa  waõmys?d??na rbi  iny  mahãdù  tùle  rierykre  ibdèd??nana,  taiki  tas?  rirùrùtèrènykre rexixa  tyhykremy  ‘Ijareheni  Ibrùhùk? ’wid??.  Mynamy  tahè  ijasòbdèd??nanaki, iny aõ òbitimy aõkõ riwinykre wna òrarùna rare, taiki tahè ùtrètrèmy ijareheni raibrùhùk?nyõmyh?re. Kiè

PALAVRAS-CHAVE: Ijareheni. Ibrùhùk?. Ijasò. Wiu. Bdèd??nana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teijolori Karajá, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil

Licenciado no Curso de Educação Intercultural (Ciências da Cultura) pela Universidade Federal de Goiás. Professor da Educação Básica. Escola Estadual Indígena Hawalòra. Pesquisador da Ação “Saberes Indígenas na Escola”, Rede UFG/UFT/UFMA. Aldeia Hawalòra, MT, Brasil

Downloads

Publicado

2018-10-11

Como Citar

KARAJÁ, T. Iny-ki ijasò riòrarunyre-my ijyy. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 3, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/racs.v3i1.55369. Disponível em: https://revistas.ufg.br/racs/article/view/55369. Acesso em: 19 abr. 2024.