SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA

Autores

  • Celso Kazamr? Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Sinval Wa?kazate Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Carmelita Curtidi Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Noemi Waktadi Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Vanda Brudi Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Afonso T??kwa Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Roberto Sipkuze Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Agripino Wakuke Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Arlindo Wdêkruwe Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Helena Krukwan? Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Paulo César Kuhân?pi Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Armando Sõpre Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Jurandi Souza Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Valci Sinã Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Valteir Tpêkru Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Manoel Sirnãrê Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Silvino Sirnãw? Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Rogério Srõne Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v1i1.43022

Resumo

Os Akw? aprendem a respeitar os outros e a natureza desde muito
cedo, quando ainda são criança. Esses ensinamentos, bem como os
ensinamentos sobre o modo de vida Akw? são transmitidos pelos
nossos pais, avós, tios e outros parentes. Durante o primeiro ano da
Ação ‘Saberes Indígenas na Escola’, desenvolvemos duas pesquisas,
uma primeira sobre parentesco e clãs e uma segunda, sobre o ciclo de
vida da criança Akw?. Este segundo tema foi mais explorado por nós.
Dividimos as pesquisas sobre o ciclo de vida da criança Akw?
considerando as diferentes fases da vida da criança. Achamos que a
vida da criança começa na gravidez, incluindo resguardo que deve
ser feito pelos pais durante a gravidez da mãe; a terceira fase é a do
nascimento, seguida do resguardo feito após o nascimento da criança;
depois vem a fase de nomeação da criança, seguida do casamento e
do término do ciclo de vida da criança, que acontece por volta dos 40 anos, quando ela deixa de ser considerada criança. É assim na cultura

Akw?.

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Publicado

2016-08-29

Como Citar

KAZAMR?, C.; WA?KAZATE, S.; CURTIDI XERENTE, C.; WAKTADI XERENTE, N.; BRUDI XERENTE, V.; T??KWA XERENTE, A.; SIPKUZE XERENTE, R.; WAKUKE, A.; WDÊKRUWE XERENTE, A.; KRUKWAN? XERENTE, H.; KUHÂN?PI XERENTE, P. C.; SÕPRE XERENTE, A.; SOUZA XERENTE, J.; SINÃ, V.; TPÊKRU XERENTE, V.; SIRNÃRÊ XERENTE, M.; SIRNÃW? XERENTE, S.; SRÕNE XERENTE, R. SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 1, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/racs.v1i1.43022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/racs/article/view/43022. Acesso em: 8 nov. 2024.