O FIM DA FENOMENOLOGIA EM WITTGENSTEIN - UMA ABORDAGEM TEMPORAL

Auteurs-es

  • Guilherme Ghisoni da Silva Universidade Federal de Goiás

DOI :

https://doi.org/10.5216/phi.v18i2.26423

Mots-clés :

memória, fonte, identidade, fenômeno

Résumé

Primeiramente, pretendo explorar a importância concedida por Wittgenstein, no período intermediário, à memória, no mundo primário/fenomenológico. De acordo com o autor, a memória será a fonte do tempo, do passado, do conhecimento e da identidade. O segundo e principal objetivo deste artigo é mostrar as razões de Wittgenstein para o abandono do projeto fenomenológico, pelo viés das análises do tempo (levando em consideração a ruptura com os papéis epistemológico e semântico, concedidos à memória). Para isso, buscarei explicitar uma falsa analogia, localizada por Wittgenstein, que nutria a busca por uma linguagem ideal. Essa falsa analogia poderá ser interpretada como o tratamento equivocado do passado da memória (em sentido fenomenológico), que levava à ilusão da possibilidade de um critério de exatidão da descrição fenomenológica. Ao final do artigo, buscarei sinalizar a importância dessas discussões para a compreensão do chamado "argumento da linguagem privada".

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Guilherme Ghisoni da Silva, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Wittgenstein, fenomenologia, tempo, linguagem privada

Téléchargements

Publié-e

2014-02-17

Comment citer

DA SILVA, G. G. O FIM DA FENOMENOLOGIA EM WITTGENSTEIN - UMA ABORDAGEM TEMPORAL. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 11–41, 2014. DOI: 10.5216/phi.v18i2.26423. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/26423. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê de Artigos Originais