NIETZSCHE E RIBOT: MULTIPLICIDADE E FILOSOFIA DA SUBJETIVIDADE
DOI :
https://doi.org/10.5216/phi.v18i2.25073Mots-clés :
Nietzsche, Psicofisiologia, Ribot, SujeitoRésumé
As críticas à concepção de sujeito ou à filosofia da subjetividade são bem nítidas nos textos de Nietzsche. Apesar dessas críticas, podemos perguntar se elas resultam na superação da noção de sujeito ou se significam apenas uma simples mudança nessa concepção, havendo a manutenção dos pressupostos gerais de uma filosofia da subjetividade. Neste artigo, tendo como foco o aspecto da multiplicidade, investigamos se a rejeição da unidade do sujeito é suficiente para rejeitarmos também a filosofia da subjetividade. Mostramos também que as críticas nietzschianas ao sujeito são muito próximas daquelas apresentadas pelo filósofo e psicólogo francês Théodule Ribot em sua luta pela formação de uma psicologia experimental, independente da metafísica.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).