A APORÉTICA DA CRÍTICA. CONSIDERAÇÕES SOBRE O VÍNCULO ENTRE RETÓRICA E RAZÃO A PARTIR DA LEITURA DE KANT DE GÉRARD LEBRUN
DOI :
https://doi.org/10.5216/phi.v17i1.16671Mots-clés :
Crítica, Retórica, Aporética, SilepseRésumé
O texto ressalva a importância que a ordem do discurso figurado, especialmente o tropo da silepse, possui na Crítica de Kant. Toma-se como fio condutor a aporética interna da obra kantiana que Gérard Lebrun analisou em diferentes artigos, com o alvo de demarcar e traçar o verdadeiro alcance do que denominarmos neste trabalho uma retórica nos limites da mera razão. Este trabalho propõe-se contribuir para o esclarecimento da dependência que o progresso do autoconhecimento da razão mantém com a formação de figuras retóricas –não só baseadas no descobrimento de analogias–, que formam parte da teoria kantiana da objetividade.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2012-09-15
Comment citer
SÁNCHEZ MADRID, N. A APORÉTICA DA CRÍTICA. CONSIDERAÇÕES SOBRE O VÍNCULO ENTRE RETÓRICA E RAZÃO A PARTIR DA LEITURA DE KANT DE GÉRARD LEBRUN. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 205–235, 2012. DOI: 10.5216/phi.v17i1.16671. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/16671. Acesso em: 25 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos Originais
Licence
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).