A APORÉTICA DA CRÍTICA. CONSIDERAÇÕES SOBRE O VÍNCULO ENTRE RETÓRICA E RAZÃO A PARTIR DA LEITURA DE KANT DE GÉRARD LEBRUN
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v17i1.16671Palavras-chave:
Crítica, Retórica, Aporética, SilepseResumo
O texto ressalva a importância que a ordem do discurso figurado, especialmente o tropo da silepse, possui na Crítica de Kant. Toma-se como fio condutor a aporética interna da obra kantiana que Gérard Lebrun analisou em diferentes artigos, com o alvo de demarcar e traçar o verdadeiro alcance do que denominarmos neste trabalho uma retórica nos limites da mera razão. Este trabalho propõe-se contribuir para o esclarecimento da dependência que o progresso do autoconhecimento da razão mantém com a formação de figuras retóricas –não só baseadas no descobrimento de analogias–, que formam parte da teoria kantiana da objetividade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-09-2012
Como Citar
SÁNCHEZ MADRID, N. A APORÉTICA DA CRÍTICA. CONSIDERAÇÕES SOBRE O VÍNCULO ENTRE RETÓRICA E RAZÃO A PARTIR DA LEITURA DE KANT DE GÉRARD LEBRUN. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 205–235, 2012. DOI: 10.5216/phi.v17i1.16671. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/16671. Acesso em: 25 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).