Wittgenstein on Mathematical Progress
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v28i1.75205Palabras clave:
Wittgenstein, Philosophy of Mathematics, Semantical Mutation, Mathematical ProgressResumen
The objective of this article is to try to elucidate Wittgenstein’s extravagant thesis that each and every mathematical advancement involves some “semantical mutation”, i.e., some alteration of the very meanings of the terms involved. To do that we will argue in favor of the idea of a “modal incompatibility” between the concepts involved, as they were prior to the advancement, and what they become after the new result was obtained. We will also argue that the adoption of this thesis profoundly alters the traditional way of construing the idea of “progress” in mathematics.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2023-06-28
Cómo citar
PORTO, A. Wittgenstein on Mathematical Progress. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 28, n. 1, 2023. DOI: 10.5216/phi.v28i1.75205. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/75205. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Derechos de autor 2023 Philósophos a journal of philosophy
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).