A NATUREZA DA FORÇA: NOTAS SOBRE O TEXTO LATINO DE IN PHYSICA II, 1, L. 11-14 DE FILOPONO
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v22i2.43243Palabras clave:
Filopono, força, Deus, corpos simplesResumen
Este artigo apresenta uma exegese do In Physica II, 1, l. 11-14 de Filipono, texto no qual o autor expõe uma compreensão da noção de força como formadora e diretiva da totalidade dos corpos na medida em que os mantém no ser, conferindo, portanto, unidade e ordenação ao cosmo. Nesse contexto, é possível sustentar que a força vinculada com a locomoção natural dos corpos simples tomados em conjunto, o cosmo, é uma anima mundi. Para tanto, a noção de vida, também presente no In Physica II, 1, l. 11-14, é tomada como chave de leitura, uma vez que por ela tem sentido afirmar que o cosmos possui uma forma, esta que, no limite, é a própria alma do cosmo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-02-09
Cómo citar
BRÁS DOS SANTOS, E. A NATUREZA DA FORÇA: NOTAS SOBRE O TEXTO LATINO DE IN PHYSICA II, 1, L. 11-14 DE FILOPONO. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 22, n. 2, p. 125, 2018. DOI: 10.5216/phi.v22i2.43243. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/43243. Acesso em: 23 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).