O DESENVOLVIMENTO DA INTERSUBJETIVIDADE NA OBRA DE MERLEAU-PONTY

Autores/as

  • Rodrigo Alvarenga Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v18i2.19632

Palabras clave:

alteridade, intersubjetividade, corpo, consciência

Resumen

O problema da intersubjetividade e o esforço em solucioná-lo estão presentes ao longo de toda a obra de Merleau-Ponty, porém de modo diferente em cada fase de seu pensamento. Enquanto suas primeiras obras introduzem a questão pela reinstauração do valor simbólico ao sensível e ao corpo, seus últimos trabalhos aprofundam a tese a respeito da camada pré-objetiva que servirá como fundamentação para explicar possibilidade das relações intersubjetivas. Levando em consideração as características peculiares de cada momento filosófico, nota-se que a experiência e o reconhecimento do outro são abordados de forma cada vez mais complexa, conforme o autor percebe a necessidade de um recuo mais acentuado à carnalidade do mundo. Visa-se, portanto, percorrer o itinerário investigativo correspondente aos momentos distintos de sua filosofia da intersubjetividade, a fim de evidenciar o caminhar incoativo em busca de uma abordagem que possa abandonar definitivamente os pressupostos das filosofias da consciência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Alvarenga, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Filosofia pelo Instituto Eurico de Mello da Ordem do Frades Menores Capuchinhos e pela Faculdade Padre João Bagozzi. - Graduado em Educação Física pela Universidade Tuiuti do Paraná. - Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. - Membro do grupo de pesquisa em Filosofia Francesa Contemporânea da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professor do departamento de Filosofia desta instituição. Tem sua pesquisa voltada para área de Fenomenologia e Ontologia, mais especificamente sobre o estudo da intersubjetividade em Merleau-Ponty.

Publicado

2014-02-17

Cómo citar

ALVARENGA, R. O DESENVOLVIMENTO DA INTERSUBJETIVIDADE NA OBRA DE MERLEAU-PONTY. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 235–261, 2014. DOI: 10.5216/phi.v18i2.19632. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/19632. Acesso em: 21 nov. 2024.