O DESENVOLVIMENTO DA INTERSUBJETIVIDADE NA OBRA DE MERLEAU-PONTY
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v18i2.19632Palavras-chave:
alteridade, intersubjetividade, corpo, consciênciaResumo
O problema da intersubjetividade e o esforço em solucioná-lo estão presentes ao longo de toda a obra de Merleau-Ponty, porém de modo diferente em cada fase de seu pensamento. Enquanto suas primeiras obras introduzem a questão pela reinstauração do valor simbólico ao sensível e ao corpo, seus últimos trabalhos aprofundam a tese a respeito da camada pré-objetiva que servirá como fundamentação para explicar possibilidade das relações intersubjetivas. Levando em consideração as características peculiares de cada momento filosófico, nota-se que a experiência e o reconhecimento do outro são abordados de forma cada vez mais complexa, conforme o autor percebe a necessidade de um recuo mais acentuado à carnalidade do mundo. Visa-se, portanto, percorrer o itinerário investigativo correspondente aos momentos distintos de sua filosofia da intersubjetividade, a fim de evidenciar o caminhar incoativo em busca de uma abordagem que possa abandonar definitivamente os pressupostos das filosofias da consciência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17-02-2014
Como Citar
ALVARENGA, R. O DESENVOLVIMENTO DA INTERSUBJETIVIDADE NA OBRA DE MERLEAU-PONTY. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 235–261, 2014. DOI: 10.5216/phi.v18i2.19632. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/19632. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).